Você vai se surpreender com o valor desses carros
Aqui no Brasil, o preço dos carros são muito mais altos do que em outros países pelo mundo. Porém, uma consultoria da BDO acabou realizando uma análise em relação aos preços dos carros mais vendidos no país, constatando assim que eles seriam até 44,78% mais baratos por aqui, sem impostos.
A alta carga tributária é apontada como um dos principais motivos para os preços elevados no setor automotivo brasileiro. O cenário do mercado automotivo acabou se tornando ainda mais completo recentemente, quando o governo federal lançou uma medida provisória para incentivar as montadoras a reduzirem os preços dos automóveis, visando aquecer o setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Descubra como se livrar das dívidas de bancos como Caixa, Bradesco, Itaú e outros
Mas, a iniciativa teve duração de apenas um mês, levantando questionamentos em relação ao impacto do governo nos valores dos carros e levando a população a se perguntar como seriam os preços dos veículos mais vendidos sem a tributação que existe atualmente.
Carro sem imposto no Brasil, é possível? Embora a hipótese de imposto zero não seja realista em nenhum país, vale ponderar o valor dos carros no país, se o percentual máximo de impostos sobre o valor total fosse removido (os 48,6% atuais).
LEIA TAMBÉM!
Uma tabela com os preços dos 10 carros mais vendidos no Brasil, foi divulgada levando em conta os modelos de entrada de cada veículo e sem o desconto sugerido pela medida provisória, que já não está mais em vigor. O Chevrolet Onix, por exemplo, custa 84,390 mil reais, tendo um preço aproximado de 43,376,46 sem a tributação.
Comparado com outros países, o Brasil acaba se destacando pela alta carga tributária, Nos Estados Unidos, por exemplo, os impostos em relação a carros podem variar de 6% a 7,5%, enquanto em países vizinhos como Chile e Argentina, as alíquotas são de 19% a 21% respectivamente, menos da metade das taxas brasileiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Homem abandona mulher durante o parto e motivo gera grande revolta
Segundo levantamento do site britânico ScrapCar Comparison, o país é um dos mais caros para ter e manter um carro, ocupando o 5º lugar nesse ranking. Para poder manter um veículo no Brasil, é preciso desembolsar 441,89% do salário médio anual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contraste, a Austrália é considerado o país mais “barato”, com despesas equivalentes a 49% do salário médio anual, seguida pela Dinamarca, que requer 60,34%.
Chevrolet Onix (Foto: Reprodução/Internet)