BENEFÍCIO SUSPENSO: Confira as instruções para quem teve o Bolsa Família cancelado no mês de Junho

25/06/2023 às 7h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Bolsa Família é um programa do Governo Federal (Foto: Reprodução / Internet)

Governo está fazendo ‘pente fino’

Isso porque o Governo Federal visa identificar irregularidades no programa Bolsa Família e após o processo de averiguação cadastral, alguns beneficiários tiveram o benefício suspenso.

Sendo assim, isso causou muita surpresa em várias famílias no mês de junho que contavam com o dinheiro para honrar os seus compromissos.

SAIBA MAIS! Maria Beltrão anuncia afastamento da Globo para realizar cirurgia e expõe detalhes do delicado procedimento

O desespero tomou conta de vários beneficiários ao descobrirem que o seu Bolsa Família foi cancelado.

Porém, o primeiro passo é manter a calma quem teve o benefício de transferência de renda social bloqueado. O ‘pente fino’ segue para identificar pagamentos fraudulentos e remover o cadastro de pessoas que não dependem do programa do Governo Federal.

LEIA TAMBÉM:

Isso é importante para dar vaga a outras pessoas que estão aguardando na fila realizada através do Cadastro Único (CadÚnico)

O intuito final é garantir que os recursos do Bolsa Família sejam destinados, de fato, às famílias em vulnerabilidade social e que realmente precisam dos valores pagos pelo programa.

Acontece que nem todos os bloqueios são de fato um cancelamento definitivo. Em algumas situações é possível resolver o problema e até receber os pagamentos atrasados.

QUAIS SÃO OS MOTIVOS PARA PERDER O BOLSA FAMÍLIA?

  • Aumento da renda familiar para acima do limite de R$ 218;
  • Desrespeito às condicionalidades;
  • Cadastro Único desatualizado por mais de 24 meses;

Logo de início, a recomendação é acessar o aplicativo do Bolsa Família para descobrir o verdadeiro motivo do bloqueio.

O beneficiário também pode buscar informações entrando em contato com a central de atendimento 0800 707 2003, ou comparecendo diretamente ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua região.

O QUE FAZER?

Identificado o aumento de renda familiar, basta solicitar a atualização dos dados no CRAS. Caso o valor não ultrapasse meio salário mínimo por pessoa (R$ 606), a família pode ser incluída na regra de proteção que garante o pagamento de metade do valor do benefício por até dois anos quando alguém consegue um emprego formal.

Essa foi uma medida do Governo incentivar quem não queria buscar um emprego formal para não perder o benefício.

Já se o problema foi a quebra de alguma das condicionalidades, reúna os documentos comprobatórios e leve diretamente ao CRAS.

Manter a vacinação e a frequência dos filhos em dia escolar, além de realizar o acompanhamento nutricional de crianças, assim como o do pré-natal de gestantes são outros motivos que fazem o benefício ser bloqueado.

Caso o bloqueio seja por falta de atualização de cadastro no CadÚnico, a solução é comparecer ao CRAS para apresentar novos comprovantes e atualizar os dados para seguir no Bolsa Família.

O programa Bolsa Família

O programa Bolsa Família (Foto: Reprodução / Governo Federal)

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.