Confira a nova identidade unificada com CPF que está fortalecendo a proteção dos cidadãos
15/08/2024 às 0h00
A nova identidade brasileira com CPF único chega trazendo uma camada extra de segurança, visando proteger os cidadãos contra fraudes de identidade
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser implementada em diversos municípios da Bahia, marcando uma mudança significativa na maneira como os documentos de identificação são emitidos no estado.
Entre os primeiros municípios a adotar o novo sistema estão Barreiras, Vitória da Conquista (I e II), Feira de Santana (I e II), Ilhéus, Irecê e Itabuna. Notavelmente, em Ilhéus e Vitória da Conquista, o atendimento começará na sexta-feira, dia 16, devido a um feriado local na quinta-feira anterior.
A Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) informou que a emissão do antigo RG foi suspensa temporariamente de 12 a 14 de agosto nos oito postos envolvidos no processo de transição.
Durante esse período, aqueles que já haviam solicitado o documento puderam retirá-lo sem a necessidade de agendamento, apresentando apenas o protocolo. Este procedimento foi planejado para facilitar a migração para o novo sistema, minimizando inconvenientes para os cidadãos.
A CIN agora incorpora o número do CPF como identificador único, seguindo padrões internacionais e incluindo o código MRZ, que agiliza o processo de entrada em países do Mercosul. Além disso, é possível agregar ao documento números de outros registros civis e informações pessoais variadas, como condições de saúde e tipagem sanguínea, aumentando a utilidade e a segurança do documento.
LEIA TAMBÉM:
● Encontre Pessoas Desaparecidas através destes meios oferecidos
● Apagou ou perdeu? Recupere Fotos do Celular com este Aplicativo
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
A implementação da nova identidade visa reduzir significativamente as fraudes, uma vez que anteriormente uma pessoa poderia possuir até 27 números de RG diferentes, um para cada estado. A adoção de um número único simplifica a verificação e aumenta a segurança.
Como ter acesso?
Para solicitar a CIN, os cidadãos devem dirigir-se à Secretaria de Segurança Pública do estado, apresentando certidão de nascimento ou de casamento, nos formatos físico ou digital. O documento pode ser emitido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato, além de estar disponível digitalmente. Enquanto a primeira via e as renovações não têm custo, a segunda via tem uma taxa que varia por estado, e documentos em policarbonato têm custo adicional.
Os benefícios da nova CIN incluem maior facilidade de viagem pelo Mercosul e menor risco de fraude. O novo documento também está disponível em versão digital, e conta com um QR Code para verificação de autenticidade. Informações adicionais, como o nome social, podem ser incluídas a pedido do cidadão.
A validade da CIN varia conforme a idade do portador, com prazos estabelecidos que garantem a atualização periódica dos dados. Crianças de 0 a 12 anos precisam renovar a carteira a cada cinco anos, enquanto pessoas de 12 a 60 anos têm uma validade de dez anos para o documento. Para os maiores de 60 anos, a validade é indeterminada. Importante ressaltar que o antigo RG ainda será aceito até 28 de fevereiro de 2032, permitindo uma transição gradual para o novo sistema.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.