Governo faz comunicado importante sobre prova de vida do INSS

Atenção: governo faz comunicado importante para quem fez a prova de vida do INSS

22/03/2024 às 1h15

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Agência do INSS (Imagem Reprodução Divulgação)

Governo faz comunicado importante sobre a prova de vida do INSS

O Ministério da Previdência Social acabou anunciando uma decisão que vai interferir nos benefícios concedidos mediante prova de vida. De acordo com a pasta, está suspenso o bloqueio do pagamento de benefícios do INSS por falta de prova de vida.

A decisão terá validade até o dia 31 de dezembro desse ano, sendo publicada no Diário Oficial da União do dia 15 de março. O INSS deverá realizar a comprovação de vida desses beneficiários por meio do cruzamento de informações desde 2023. Assim, o INSS deverá comprovar se o beneficiário está vivo por meio de um cruzamento de informações com outros órgãos.

+ Pesquisa revela o que 70% dos trabalhadores acham em relação ao fim do saque-aniversário

O intuito da prova de vida é verificar se o beneficiário está vivo e o repasse deve continuar sendo concedido. No mês de fevereiro, o instituto acabou informando que 4,3 milhões de beneficiários foram convocados para realizar a prova de vida. A convocação foi realizada devido à autarquia não conseguir comprovar a vida dos beneficiários apenas pelas informações das bases de dados.

Para isso, os cidadãos deveriam comprovar a vida dos beneficiários apenas pelas informações das bases de dados. Dessa forma, os cidadãos deveriam comparecer presencialmente nas agências da Previdência.

LEIA TAMBÉM:

A convocação do INSS não teve a repercussão esperada. Depois de críticas, a autarquia publicou uma nota reforçando que o “próprio INSS fará a busca ativa”. Assim, os aposentados e pensionistas não vão precisar se deslocar até os bancos ou agências do INSS.

Mas, mesmo nesses casos, o benefício não era suspenso automaticamente, tendo em conta que o INSS possui um prazo de 60 dias para que o beneficiário realize a prova de vida.

+ Homem solteiro tem direito a receber o Bolsa Família? Tire essa dúvida agora mesmo

Somente depois da falta de comprovação, é que o instituto realizará uma visita ao local onde o beneficiário mora. Mas, conforme a nova portaria do ministério, mesmo que todas as tentativas de comprovação de vida do INSS sejam esgotadas, o benefício não poderá ser suspenso até o final de 2024.

Além disso, a portaria modificou o prazo para o órgão realizar a comprovação. Com a nova regra, os 10 meses passam a ser contados a partir da “última atualização do benefício ou mesmo da última prova de vida”.

Aposentados do INSS são convocados para prova de vida (Foto: Reprodução / Pronatec)

Prova de Vida INSS (Foto: Reprodução / Pronatec)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.