Comunicado do Banco Central cai como uma bomba
O Banco Central criou o PIX em 2020, e esse método de pagamento se tornou muito utilizado, pela praticidade e em regras gerais pela ausência de taxas pela transferência.
Em poucos anos, o PIX de fato se tornou o principal meio de transferências e pagamentos utilizado pela população, deixando os outros meios antigos, como DOC (que acabou sendo descontinuado), TED, boleto e até os cartões para trás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Fim da linha para beneficiários do Bolsa Família: Saiba como agir para não ter pagamento bloqueado
Ocorre que o PIX é o atual método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros e um alerta sobre ele emitido pelo Banco Central pegou todos de surpresa. Milhões de transações estão correndo o risco de corte e o presidente do BC trouxe todos os detalhes que preocupa os cidadãos.
Os últimos anos marcaram pela renovação da forma como pagar, deixando mais rápida e prática. O fato de ter máquina por aproximação, estabelecimentos aceitando as transferências instantâneas e o cartão digital deixou tudo muito mais facilitado.
LEIA TAMBÉM!
Usuário do PIX (Foto: Reprodução / Canva)
CORRE RISCO DE SER CORTADO?
Porém, de acordo com informações do portal Info Money, Roberto Campos, presidente do Banco Central, afirmou que a agenda de inovações está lenta por conta da falta de investimentos. O grande problema, segundo ele, é que o orçamento passou por cortes nos últimos tempos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O orçamento foi sendo cortado, cortado e cortado”, disse ele durante o evento da Legend Capital. Também chegou a afirmar que o orçamento da autarquia neste ano de 2024 é de R$ 15 milhões de reais, que apesar de parecer muito, esse valor representa apenas 20% do que tinha há 5 anos atrás, por exemplo.
Em seguida, Roberto Campos revelou que até mesmo o PIX está sob risco, já que não possuem garantia de que consigam fazer o método girar. “Chega uma hora que a gente fala ‘Como vamos conseguir rodar o PIX?'”, disparou em críticas severas contra o Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda durante o evento, o presidente do Banco Central trouxe à tona a importância do PIX para os brasileiros. Sendo assim, qualquer alteração que o afete trará impacto no modo de vida, principalmente na compra, de milhões de brasileiros.
“Na semana passada, tivemos um dia em que bateu 201 milhões de transações. É quatro vezes maior per capita do que na Índia, que tem um sistema mais antigo que o nosso”, destacou Roberto Campos.
Banco Central do Brasil (Foto: Reprodução / Gov)
HÁ UMA IDADE MÍNIMA PARA UTILIZAR O PIX?
Esse meio de pagamento não estabelece restrições etárias para realizar o pagamento instantâneo, portanto qualquer pessoa que tenha uma conta bancária ou de pagamento, pode utilizá-lo.