14º salário está sendo aguardado com entusiasmo
Para quem não sabe, a ideia de liberar o 14º salário do INSS foi em 2020 quando começou a pandemia através do Projeto de Lei nº 4.367/2020.
Esse Projeto prevê o pagamento de abono extra para 2020 e 2021, beneficiando os aposentados e pensionistas. Ele tem autoria do Senador Pompeo de Mattos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! 3 perfumes importados para sair do óbvio e conquistar OLHARES por todos os lados
Em junho de 2022, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), retirou da pauta de decisões a apreciação do texto, designando nova análise em Comissão Especial da Câmara. Desse modo, em 2024 ainda se aguardam sinais de avanço na aprovação do projeto.
O 14º salário ajudará a diminuir o impacto negativo na situação financeira das famílias aposentadas que, durante a pandemia, deixaram de fazer as consultas de rotina por medo do contágio e acabaram prejudicando ainda mais a saúde e tendo mais gastos com medicamentos.
LEIA TAMBÉM!
Além disso, o auxílio também impactará na economia, ajudando a minimizar os prejuízos financeiros que a pandemia provocou no país de acordo com informações do portal UOL.
Não se sabe se o 14º salário do INSS vai ser pago em 2024, pois ele deveria ter sido liberado em dezembro de 2020 e pago em duas parcelas. Entretanto, as datas só serão divulgadas após a sanção do Presidente da República.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que essa demora na definição do 14º salário tem causado frustrações entre aposentados e pensionistas, que enxergam nesse benefício uma oportunidade de melhorar sua qualidade de vida.
14º salário para aposentados do INSS (Foto: Reprodução / Gov)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
JÁ TEM DATA PARA SER PAGO O 14º SALÁRIO?
Organizações de classe e representantes dos beneficiários do INSS têm pressionado por maior agilidade e transparência no processo legislativo.
Essa ausência do 14º salário representa mais do que uma decepção legislativa; ela tem implicações econômicas e sociais profundas.
Mesmo porque muitos segurados contavam com esse pagamento para lidar com despesas e custos de vida, que apesar de uma leve melhora, ainda são altos.
Diante deste cenário, resta aos beneficiários do INSS e aos defensores da proposta continuarem pressionando por mudanças e mantendo a esperança de que futuras iniciativas legislativas possam eventualmente levar à aprovação do 14º salário ainda neste ano de 2024.
14º salário surge e pagamento poderá ser feito em 2024 (Foto: Reprodução / Pronatec)