Muitos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social cometem erros simples que acarretam no indeferimento do pedido do benefício
Muitos brasileiros dependem de algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para manter o seu sustento, mas acabam cometendo erros que resultam no indeferimento do pedido.
+Marido de Ana Hickmann afirma que se não tivesse se casado com ela seria “pobre”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Saiba como evitar que seu pedido do INSS seja negado (Imagem Reprodução Internet)
Acontece que, muitas vezes por descuido, os segurados não se atentam à todos os requisitos exigidos para a espécie de benefício que ele está solicitando, e a autarquia acaba negando o requerimento.
Dependendo do que está faltando, o próprio INSS acaba gerando uma exigência, que consiste em um pedido de esclarecimento da autarquia para o requerente, com prazo de 30 dias para solucionar a dúvida ou apresentar mais documentos.
LEIA TAMBÉM!
Caso acabe o prazo da exigência e o segurado não tenha apresentado nada, ou se apresentou e o perito acredita que não foi o suficiente, o processo é indeferido.
+Atenção: Prazo para saque de R$6.200 na Caixa acaba na próxima semana; Confira se você pode receber
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lista de motivos mais comuns para indeferimento
Conforme dito acima, muitas vezes, os segurado do INSS acabam cometendo deslizes que geram o indeferimento do pedido do benefício. Portanto, segue lista dos motivos mais comuns, para ajudar a se atentar quando requerer algo na autarquia.
Motivos de indeferimento do benefício por erro do segurado (Imagem Reprodução Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Atlético-MG bate o martelo e investirá R$ 400 MILHÕES no planejamento do clube à 2024
- Falta ou problemas na documentação;
- Dados incompletos no CNIS;
- Equívoco na hora da análise de algum dado pelo INSS;
- Não cumprir todos os requisitos;
- Falta de qualidade de segurado e carência;
- Não passar pela perícia médica;
- Informações insuficientes.
Em alguns casos, a ajuda de um profissional especializado em previdência, como um advogado previdenciário, pode ajudar na concessão mais rápida do benefício, evitando dores de cabeça futura.