Veja como você pode aumentar o prazo de recebimento do auxílio-doença em poucos passos; é bem simples
04/04/2024 às 10h39
Veja as dicas de como aumentar o prazo do seu auxílio-doença pelo INSS
Sabia que em caso de doença ou acidente que impossibilite de trabalhar, existe um suporte financeiro disponível pelo INSS? É isso mesmo, estamos falando do auxílio-doença, benefício temporário que pode ser um grande alívio financeiro em momentos desafiadores.
O auxílio-doença, vale dizer, é um direito dos trabalhadores que, por várias razões de saúde, se encontram temporariamente incapazes de exercer as suas atividades. A concessão do benefício começa depois da comprovação da condição de saúde por meio de perícia médica realizada pelo INSS. É interessante notar que os primeiros 15 dias de afastamento são cobertos pelo empregador. Depois desse período, a responsabilidade de pagamento passa a ser do INSS, o que acaba garantindo a continuidade na assistência financeira ao trabalhador.
Para poder solicitar o auxílio-doença, é necessário que o trabalhador comprove a sua incapacidade temporária para o trabalho por meio de perícia médica com o INSS. É preciso ter qualidade de segurado, o que acaba implicando em estar contribuindo ou estar dentro do período de graça, além de cumprir a carência de 12 contribuições mensais.
Isso salvo em casos de acidente de qualquer natureza ou alguma doença específica previstas em lei, onde a carência não é exigida. Para realizar a solicitação do benefício é necessário acessar o aplicativo ou site do INSS e selecionar a opção Pedir Benefício por Incapacidade. Para isso, você precisará ter em mãos o CPF e seguir os passos indicados na plataforma para completar o pedido.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Existem situações onde a recuperação pode acabar demandando mais tempo do que o necessário. Nesses casos, a prorrogação do auxílio-doença é possível e pode ser solicitada durante os últimos 15 dias do período do benefício vigente.
+ Sabia dessa? Em casos específicos, os trabalhadores podem sacar o FGTS a qualquer momento
O pedido pode ser feito tanto por meio do aplicativo do INSS, como por uma ligação para o número 135. Caso depois da solicitação você sinta a necessidade de mais tempo de recuperação e não concorde com o fim do benefício, é possível que você recorra à Junta de Recursos da Previdência Social para uma nova avaliação.
Em resposta às necessidades emergenciais, o INSS implementou uma prorrogação automática, do auxílio-doença a cada 30 dias. Porém, é importante frisar que essa acaba sendo uma medida temporária, válida até o mês de abril, buscando facilitar o processo para os beneficiários durante períodos mais críticos.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.