Com primeira fase cambaleante, novela Reis torna nebuloso o futuro na Record
03/06/2022 às 11h28
A novela Reis, da Record, ficará fora do ar durante dois meses, após o último capítulo de sua primeira parte ser exibido na próxima segunda (5), deixando um clima incerto nos bastidores da emissora.
A audiência da novela está muito menor que a de Gênesis (2021) e menor até mesmo que A Bíblia, uma forma compactada que exibiu todas as produções do gênero já feitas até então na Record. O desempenho muito menor que o esperado deixou as produções bíblicas em xeque na emissora.
Pantanal: Maria Marruá reencarna em filha de Juma
Reis, na Grande São Paulo, de acordo com dados obtidos pelo site Notícias da TV tem média de 8,1 pontos na exibição de suas duas primeiras partes, que são constituídas por 54 capítulos. O melhor resultado foi registrado em 28 de março, quando o folhetim conseguiu 10,1 pontos, sendo que naquele mesmo dia, Pantanal estreava no horário nobre da concorrente líder de audiência.
A trama da concorrente Globo é um dos fatores que explicam a queda de audiência da novela bíblica da emissora do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo. Pantanal conseguiu, curiosamente, seu recorde semanal no mesmo momento na capital paulista, com 31,2 pontos.
LEIA TAMBÉM:
● Mano Menezes deixa história no Corinthians para trás e se prepara para assinar novo contrato
● Com a ajuda de Travessia, Jogo da Discórdia faz BBB23 marcar recorde na Globo
● Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo, quase desmaiou na Globo e motivo foi divulgado para o público
Muitos dizem e defendem que o tempo das tramas bíblicas na Record já passou, impulsionados pela repercussão e enorme sucesso do remake da trama de 1990, nas redes sociais e no boca a boca do público.
Os custos de produção são outro fator que pesa nessa situação, tendo em vista a perda de audiência que vem ocorrendo acarretando cada vez menos lucro obtido pela Record. Apesar de ter um público cativo razoável, estão sendo encontradas cada vez mais dificuldades pelo departamento comercial da emissora em fazer ações de marketing para uma trama que se passa no período antes de Cristo.
Gottino escancara assassinato envolvendo Carolina Ferraz na Record: “Seis tiros”
Mesmo com tantos questionamentos, a novela Reis é projeto pessoal de Cristiane Cardoso, filha do dono da Record, e não sairá tão cedo do ar. Prevista para o segundo semestre, a quarta e quinta partes de Reis terão ela como roteirista principal. Uma sexta parte de capítulos, mesmo sem autor confirmado, já foi encomendada para 2023.
A estreia da “Malhação bíblica”, Todas as Garotas em Mim é uma passo da Record rumo a produções contemporâneas. A trama começa na terça (6), vai fazer uma mistura de cenas de época com momentos atuais, o que não só reduz os custos produção, como também traz mais possibilidades para a área de vendas. O desafio a frente da nova atração é se consolidar e não tornar pior o que já está ruim.