Cocaína na Coca-Cola? A verdade sobre a origem do refrigerante que certamente você desconhecia
11/03/2024 às 22h51
Coca-Cola tem origem desconhecida por muitas pessoas
Poucas pessoas sabem, porém, a Coca-Cola quando lançada, em 1886, contava com cocaína em sua composição. Mas, isso não acontece mais já tem um bom tempo. Desde o ano de 1903, a famosa marca de refrigerante eliminou a cocaína da sua bebida por meio de um processo de “descocainização”.
Isolada em 1859 pelo químico alemão Albert Niemann, a cocaína chegou a ser comercializada como um medicamento nos Estados Unidos em 1882, segundo uma reportagem da BBC News. Na época, a substância era usada especialmente para o tratamento de dores de dente em crianças e para a gota, doença que acaba provocando dores nas articulações.
+ Conheça o loiro areia e veja como essa cor de cabelo pode te fazer rejuvenescer instantaneamente
A cocaína passou a ser usada em diversos elixires que eram vendidos na virada do século. As substâncias eram comercializadas pelas suas propriedades energizantes e revigorantes. Um dos que ficou mais famoso, foi desenvolvido pelo químico e farmacêutico Angelo Mariani, o mesmo elaborou um vinho com base em extratos de folhas de coca, que levou o nome de “Vin Mariani”.
No ano de 1885, John Styth Pemberton criou nos EUA, um substituto sem álcool para o vinho, chamado de “French Wine Coca”. A bebida passou por uma reformulação em 1886, ganhando o nome de Coca-Cola. Quando a empresa foi lançada, o seu principal produto foi divulgado como remédio para dor de cabeça e energizante. Na época, a Coca-Cola era vendida como uma “bebida medicinal e intelectual”.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Assim, em 1886, a Coca-Cola possuía uma fórmula baseada na Coca, planta da qual a cocaína é extraída, e a noz de cola, que tem a cafeína como ingrediente ativo.
De acordo com matéria da Folha de São Paulo, para ingerir uma grama de cocaína ao tomar a bebida, talvez fosse preciso tomar dezenas de garrafas.
+ Conheça os 10 apps que são úteis para as pessoas que trabalham como freelancer
Porém, a partir do século 19 que os efeitos da droga se tornaram conhecidos e a empresa começou a ser pressionada por conta disso. Assim, no ano de 1903 o dono da Coca-Cola, Asa Candler, procurou o químico alemão Louis Schaefer, para ele produzir um composto de coca sem a cocaína.
E assim foi feito, no mesmo ano, a Coca-Cola eliminou a cocaína de sua composição, substituindo pela cafeína e folhas de coca apenas como aromatizantes.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.