Cocaína na Coca-Cola? A verdade sobre a origem do refrigerante que certamente você desconhecia

11/03/2024 às 22h51

Por: Bruno Silva
Garrafas de Coca-Cola em prateleira (Foto: Reprodução/ Internet)
Garrafas de Coca-Cola em prateleira (Foto: Reprodução/ Internet)

Coca-Cola tem origem desconhecida por muitas pessoas

Poucas pessoas sabem, porém, a Coca-Cola quando lançada, em 1886, contava com cocaína em sua composição. Mas, isso não acontece mais já tem um bom tempo. Desde o ano de 1903, a famosa marca de refrigerante eliminou a cocaína da sua bebida por meio de um processo de “descocainização”.

Isolada em 1859 pelo químico alemão Albert Niemann, a cocaína chegou a ser comercializada como um medicamento nos Estados Unidos em 1882, segundo uma reportagem da BBC News. Na época, a substância era usada especialmente para o tratamento de dores de dente em crianças e para a gota, doença que acaba provocando dores nas articulações.

+ Conheça o loiro areia e veja como essa cor de cabelo pode te fazer rejuvenescer instantaneamente

A cocaína passou a ser usada em diversos elixires que eram vendidos na virada do século. As substâncias eram comercializadas pelas suas propriedades energizantes e revigorantes. Um dos que ficou mais famoso, foi desenvolvido pelo químico e farmacêutico Angelo Mariani, o mesmo elaborou um vinho com base em extratos de folhas de coca, que levou o nome de “Vin Mariani”.

No ano de 1885, John Styth Pemberton criou nos EUA, um substituto sem álcool para o vinho, chamado de “French Wine Coca”. A bebida passou por uma reformulação em 1886, ganhando o nome de Coca-Cola. Quando a empresa foi lançada, o seu principal produto foi divulgado como remédio para dor de cabeça e energizante. Na época, a Coca-Cola era vendida como uma “bebida medicinal e intelectual”.

LEIA TAMBÉM:

Assim, em 1886, a Coca-Cola possuía uma fórmula baseada na Coca, planta da qual a cocaína é extraída, e a noz de cola, que tem a cafeína como ingrediente ativo.

De acordo com matéria da Folha de São Paulo, para ingerir uma grama de cocaína ao tomar a bebida, talvez fosse preciso tomar dezenas de garrafas.

+ Conheça os 10 apps que são úteis para as pessoas que trabalham como freelancer

Porém, a partir do século 19 que os efeitos da droga se tornaram conhecidos e a empresa começou a ser pressionada por conta disso. Assim, no ano de 1903 o dono da Coca-Cola, Asa Candler, procurou o químico alemão Louis Schaefer, para ele produzir um composto de coca sem a cocaína.

E assim foi feito, no mesmo ano, a Coca-Cola eliminou a cocaína de sua composição, substituindo pela cafeína e folhas de coca apenas como aromatizantes.

Descubra como o refrigerante de cola pode ser um ótimo aliado na limpeza da cozinha (Foto: Reprodução/Internet)

Coca-Cola é uma marca de refrigerante conhecida mundialmente (Foto: Reprodução/Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.