Alterações nas Cobranças de IPVA e IPTU podem impactar o seu orçamento
08/07/2023 às 13h13

Foi visto que diversas mudanças sobre cobranças de impostos no Brasil podem acontecer por conta da Reforma Tributária. IPTU e IPVA estão na lista dessas modificações de cobranças e podem afetar significativamente o seu bolso.
Na sexta-feira (7), o projeto-base da reforma tributária foi aprovado pela Câmara dos Deputados, trazendo mudanças na cobrança do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) e do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), além de abordar a tributação de renda e patrimônio.
Embora o foco principal seja no consumo, o texto aprovado também inclui aspectos relacionados à tributação de renda e patrimônio. As alterações propostas buscam eliminar a desordem tributária gerada pela guerra fiscal e equilibrar as relações federativas, de acordo com o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE).
R$ 1 MILHÃO: Bônus de valor surpreendente é concedido a consumidor que incluiu CPF na nota fiscal

Alterações nas Cobranças de IPVA e IPTU podem impactar o seu orçamento (Reprodução/Internet)
Você trabalhou antes de 2000? Temos uma notícia incrível para te dar
LEIA TAMBÉM:
● Passagens Aéreas Mais Baratas: Saiba Onde Encontrar
● Recuperar Fotos, Vídeo e Áudios Apagados sem querer do Celular
● Chocolate Grátis: Acesse Site de Amostras Oficial de Gigantesca Marca e Peça o Seu
No caso do IPVA, o projeto permite que o imposto seja progressivo, considerando também o impacto ambiental do veículo. Isso implica que veículos elétricos, por serem menos poluentes, poderão pagar uma porcentagem menor de imposto. Essa medida está alinhada com as tendências ambientais globais e os acordos internacionais de redução de emissão de carbono, dos quais o Brasil é signatário.
Além disso, o projeto estabelece o início da cobrança do IPVA para veículos aquáticos e aéreos. Atualmente, o Supremo Tribunal Federal (STF) interpreta que o imposto incide apenas sobre veículos terrestres automotores. Portanto, a reforma pretende incluir na Constituição Federal a tributação desses tipos de propriedades.
Já o IPTU, o projeto também atende a um pedido da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), permitindo que as prefeituras atualizem a base de cálculo do IPTU por meio de decreto, seguindo critérios gerais estabelecidos em lei municipal.
Autor(a):
Victor Silva
Olá! Tenho 21 anos e sou completamente apaixonado por jogos, tecnologia em geral e jornalismo. Meu intuito aqui é trazer notícias e matérias com o máximo de informações e qualidade para os leitores!