CNH suspensa: será que a versão digital escapa da punição?
Quando um motorista acumula pontos além do permitido na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ele enfrenta a suspensão do documento. Essa situação pode evoluir para cassação, caso o condutor insista em desrespeitar as leis de trânsito. As autoridades competentes, após notificar o condutor, pedem a entrega do documento físico.
+ Jogador do Flamengo ultrapassa astros internacionais e se torna o mais valorizado do Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A modernização documental trouxe a CNH para o mundo digital. Isso gera dúvidas em motoristas com CNH suspensa: eles podem usar a versão digital, já que a punição atinge a versão física? Veja mais a seguir.
+ INSS tem derrota decretada na Justiça e irá pagar R$ 2,4 bilhões aos segurados
Saiba se o condutor poderá dirigindo com a carteira física suspensa
Ainda que o motorista tenha acesso à CNH digital, isso não lhe dá o direito de continuar dirigindo. Se ele fizer isso, estará na mesma situação de quem dirige sem documento algum que ateste sua capacidade para conduzir um veículo. Isso ocorre porque a CNH digital, assim como a física, indica a irregularidade do documento, um alerta para o motorista se for parado em uma blitz.
LEIA TAMBÉM!
A Carteira Nacional de Habilitação (Foto: Reprodução/Internet)
Os agentes de trânsito contam com um sistema que verifica a situação da CNH de qualquer brasileiro. Esse sistema informa se a CNH está vencida, suspensa ou cassada. Para acessar essas informações, os agentes precisam apenas escanear o QRCode da CNH digital, permitindo a análise da situação mesmo sem conexão com a internet no local da blitz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Crise das grandes: Burger King irá fechar lojas ainda este ano
Portanto, se um condutor for flagrado dirigindo com a CNH suspensa, ele cometerá uma infração gravíssima. A consequência será a cassação do documento, o que impede o motorista de dirigir por até dois anos. Além disso, o infrator deverá pagar uma multa de R$ 882,41.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE