Sabia que nem todos veículos precisam ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação)? Isso é uma realidade para os veículos mais leves que antes tinham essa exigência na Lei. Quer saber quais são eles e por que não se precisa mais dessa regularização? Acompanhe nosso artigo.
Em 2022, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) baixu uma resolução de número 947, tirando a obrigatriedade que veículos leve como bicicletas elétricas, patinetes elétricos, skates elétricos e monociclos elétricos, não precisariam mais ter a CNH, porém, com algumas ressalvas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CNH é um documento fundamental e crucial para conduzir veículos no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
De acordo com a resolução do Contran, esses veículos leves estão isentos da obrigação de ter a CNH, mas desde que estes tenham os limites de potência e velocidade devidamente respeitados. A medida veio com a função de que os transportes mais ecológicos, que não poluem, sejam mais usados.
As ressalvas da resolução deixaram claro quais são os limites de velocidade a serem respeitados, ficando desta forma: Bicicletas elétricas com potência máxima de 350 Watts e velocidade máxima de 25 km por hora; Patinetes elétricos e Skates elétricos e Monociclos elétricos com velocidade máxima de 25 km/h; Bicicletas convencionais com pedal, desde que não tenham qualquer motorização adicional.
Mobylette ou bicileta elétrica são veículos leves que não precisam da CNH mas devem respeitar limites de potência e velocidade (Foto: Reprodução/ Auto Esporte)
LEIA TAMBÉM!
A mobilidade sustentável é incentivada com a desobrigação de ter que tirar a CNH para conduzi-los, fora que essa medida contribui muito também contra o engarrafamento em horários de pico em grandes metrópoles. Agora, é garantido mais acessibilidade, sustentabilidade, organização e fluidez no trânsito e melhora da qualidade de vida nas cidades grandes.
Quais veículos precisa ter a CNH por obrigação?
Pensando em veículos mais leves, como os citados no artigo, seus irmãos no setor automobilístico como motos, ciclomotores, motonetas, não se enquadram na desobirgação da CNH, ou seja, o documento ainda é exigido para se conduzir nas categorias A.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE