CNH: Motoristas Idosos com novas regras e limite de pontuação

Nova Lei da CNH ‘passa pano’ aos motoristas Idosos? Confira regras para o grupo 60+ e limite de pontuação

27/06/2024 às 7h50

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Idoso dirigindo: Veja novas regras aos 60+ da CNH e também novo limite de pontos (Foto: Reprodução/ Internet)

Sabemos que os idosos são protegidos pela Lei de diversas maneiras e muito beneficiados com os direitos concedidos pela legislação brasileira. O grupo de pessoas com 60 anos ou mais, muitas vezes se perguntam se há regras da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que também podem passar um ‘pano’ pra eles.

+Adeus após 24 anos: Fiat decreta fim de serviço vital no Brasil que atinge em cheio a produção do Mobi

De acordo com as mais atuais alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas com até 50 anos de idade poderão renovar a habilitação a cada 10 anos. Já pensando nas pessoas entre 50 anos completos e até a faixa de 70 anos (já considerados idosos desde os 60 anos), o prazo de renovação da CNH diminui, ficando em 5 anos.

+R$ 4,5 BILHÕES! 5º lote do PIS/PASEP já está sendo pago: Calendário do Abono Salarial e quantias são expostas

CNH e Trânsito (Fotos:  Alf Ribeiro e Shutterstock (dir.)/ Reprodução - noticiasautomotivas (esq.) )

CNH e Trânsito (Fotos: Alf Ribeiro e Shutterstock (dir.)/ Reprodução – noticiasautomotivas (esq.) )

Aos idosos acima de 70 anos ou mais, a nova Lei não passa ‘pano’, pois o prazo de renovação da carteira de motorista cai bastante e deve ser feita a cada 3 anos, pois a tendência é que eles dirijam menos e tenham mais problemas de saúde com a idade mais avançada.

LEIA TAMBÉM:

+“Fechamento em 3 dias”: O anúncio de falência urgente de 2 bancos confirmado por William Bonner no JN

Pensando nisso, essa parcela de idosos pode ter o impedimento da renovação da CNH, bem como pode ser estendido mais 3 anos de prazo pelas boas condições de saúde cognitiva do condutor.

Todas essas alterações feitas pela nova Lei do CTB, de 2020, e que entrou em vigor agora em 2024, visa o aumento de segurança em vias públicas, estradas, melhor educação e conduta dos motoristas, sempre pensando na faixa etária de cada um e suas condições para dirigir um carro.

Outra alteração do CTB se refere a pontuação na carteira de habilitação, que sobe para 40 pontos, mas isto dependendo das infrações cometidas no trânsito. Anteriormente, o limite de pontos da CNH era de 20.

+Alerta urgente para quem tem carro da Chevrolet, Renault e principalmente Jeep: 10 carros mais roubados agora

Nova lei entra em vigor no trânsito e idosos entram em choque (Foto: iStock)

Nova lei entra em vigor no trânsito e idosos entram em choque (Foto: iStock)

Os ‘poréns’ dessa alteração de pontuação na CNH só é vantajosa ao condutor que não cometer uma infração considerada gravíssima no período de 12 meses, desta forma, ele terá o limite de 40 pontos garantido na carteira de habilitação.

Mas caso aconteça a referida infração gravíssima, a pontuação limite cai para 30 pontos. Duas ou mais infrações gravíssimas, volta ao padrão de 20 pontos na CNH como teto máximo permitido antes da perda da habilitação.

+4 EXCELENTES notícias para quem é MEI na atualidade (26/06): Veja quais serão as MUDANÇAS

Qual a pontuação e valores das multas de infrações gravíssimas?

As infrações gravíssimas, segundo o atual CTB, contabilizam 7 pontos na CNH e uma multa de aproximados R$ 239,47 (em média).

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.