CNH 2024: Entenda as principais alterações e como elas impactarão sua rotina
14/08/2024 às 23h30
As novas mudanças na CNH para 2024 já estão aqui, trazendo impactos significativos para motoristas em todo o país. Fique por dentro
Em 2024, o Brasil notou transformações significativas na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mirando o aumento da segurança viária e o incentivo a modos de transporte mais sustentáveis.
A mudança mais notável é a isenção da CNH para condutores de veículos leves, como bicicletas elétricas e patinetes elétricos. Esta nova regra representa uma adaptação às demandas por mobilidade urbana menos poluente e mais ágil, em um contexto de tráfego urbano crescentemente congestionado.
A isenção para veículos leves busca não apenas aliviar o trânsito nas cidades, mas também contribuir para a melhoria da qualidade do ar e redução de custos com habilitação para seus usuários. Por outro lado, para garantir a segurança nas vias, a CNH permanece obrigatória para veículos de maior porte, como automóveis e motocicletas. Esta exigência visa assegurar que todos os condutores desses veículos possuam o preparo necessário para enfrentar a complexidade do trânsito seguro.
A legislação atualizada de 2024 redefine as categorias de CNH para se ajustar às necessidades modernas de transporte. Detalhamos as categorias atualizadas:
- Categoria A: Permite conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas.
- Categoria B: Autoriza a direção de veículos leves de até 3.500 kg e que transportem até 8 passageiros.
- Categoria C: Designada para condutores de veículos de carga que excedam 3.500 kg.
- Categoria D: Abrange a condução de veículos destinados ao transporte de mais de 8 passageiros.
- Categoria E: Habilita para a condução de combinações de veículos com reboque que ultrapassem 6.000 kg.
Saiba mais detalhes
O processo para obter a CNH em 2024 também foi reformulado para ser mais completo e rigoroso. Primeiramente, o candidato deve se inscrever em uma autoescola credenciada pelo Detran. Seguem-se exames médicos e psicotécnicos detalhados, essenciais para avaliar a aptidão física e mental do candidato. Após a aprovação nesses exames, o candidato participa de aulas teóricas, que cobrem desde legislação de trânsito até noções de primeiros socorros e direção defensiva.
LEIA TAMBÉM:
● Golpe da multa falsa está enganando brasileiros! Saiba como evitar o prejuízo
● CNH aos idosos é a nova moda entre os brasileiros! Saiba as novidades bombásticas
● CNH de graça e 5 alertas urgentes aos motoristas chegam com tudo hoje (22/09)
A conclusão das aulas teóricas leva a um exame teórico, e a aprovação é mandatória para avançar para as aulas práticas de condução. Estas aulas são específicas para a categoria da CNH desejada. O último passo é a aprovação no exame prático, onde o candidato demonstra suas habilidades de condução em um ambiente controlado.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.