2 VITÓRIAS que irão IMPACTAR como motoristas conhecem a CNH e grandes VIRADAS estão prestes a acontecer (03)

03/05/2024 às 7h30

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
2 vitórias e viradas grandes para a CNH em 2024 aos motoristas (Fotos: Reprodução/ Freepik/ Montagem)

Os motoristas brasileiros estão comemorando 2 vitórias em relação a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) neste ano de 2024. Acontece que uma nova lei pode causar um impacto impressionante e mudar muita coisa que conhecemos.

+Desprezado pela SKY e NET: O fim de popular canal de TV ao despencar na audiência e encerrar atividades

Um das vitórias é em relação ao Projeto de Lei (PL) 6.485/19, que vem sendo discutida no Congresso Nacional, onde se pode trazer o fim das autoescolas (CFC) como conhecmos e mudar as regras para tirar a CNH para as categorias A e B (carros e motocicletas).

+Flamengo VENCE, não CONVENCE e torcida VAIA TITE e equipe, que defende AGORA (02): “Respeito ao torcedor”

Fim das autoescolas pode acontecer em breve, segundo PL (Foto: Reprodução/ Freepik)

Fim das autoescolas pode acontecer em breve, segundo PL (Foto: Reprodução/ Freepik)

A proposta, que é de autoria da senadora Kátia Abreu (PP-TO), prevê o fim das autoescolas, que ainda são obrigatórias no processo de emissão da carteira de motorista, como todos motoristas sabem.

LEIA TAMBÉM:

Caso esse Projeto de Lei seja aprovado pelo Congresso, os custos para os motoristas tirarem a habilitação podem ficar até 80% mais baratos, mesmo que ainda sejam obrigatórias as provas teórica e prática para se obter a legalidade de dirigir um veículo.

+“Nós precisamos”: Anúncio decisivo de Simone Tebet com novo decreto atinge em cheio o INSS e Bolsa Família

Categoria B para motocicletas não necessitará de autoescola para CNH, caso Lei seja aprovada (Foto: Reprodução/ Freepik)

Categoria B para motocicletas não necessitará de autoescola para CNH, caso Lei seja aprovada (Foto: Reprodução/ Freepik)

Se a nova lei for aprovada, os estudos para tirar a habilitação poderão ser realizados por contra própria, sem necessidade do tradicional CFC, reduzindo bastante os custos para tirar a CNH.

Atualmente, a referida PL está em tramitação no Senado, mas sem novas movimentações desde outubro de 2022, quando chegou à Comissão de Constituição e Justiça. Ainda não há qualquer previsão oficial para a lei vigorar.

+Câmara e Arthur Lira acionados: Haddad arma nova lei pra garantir VITÓRIA com NOVO benefício ao Bolsa Família

Outra vitória aos motoristas é em relação a resolução 996/2023, onde o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) define que os veículos ciclomotores, ou seja, aqueles que possuem de duas ou três rodas, de até 50cc e velocidade máxima de 50km/h não precisam da emissão da CNH.

Exemplo de veículo ciclomotor que não precisa mais da carteira de motorista, mas necessita de autorização ACC (Foto: Reprodução/ Freepik)

Exemplo de veículo ciclomotor que não precisa mais da carteira de motorista, mas necessita de autorização ACC (Foto: Reprodução/ Freepik)

A resolução ainda engloba as bicicletas elétricas, onde se deve possuir uma ACC (Autorização para Condução de Ciclomotores), ou seja, caso os veículos que têm a obrigatoriedade da CNH e forem  pegos sem o documento, são sujeitos a multa e até mesmo a apreensão veicular.

+Pele com RUGAS? Faça essa RECEITA de COLÁGENO com apenas 3 ALIMENTOS em menos de 10 MINUTOS e veja MUDANÇA

Quantos carros existe em circulação no Brasil?

De acordo com dados do IBGE, em 2022, o número de carros em circulação no território nacional ultrapassou a casa dos 115 milhões nas ruas. Os números surpreendem ainda mais se pensarmos que por ano, em média, são vendidos 4,3 milhões de carros aos brasileiros.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.