Todo mundo costuma dizer que os idosos brasileiros estão na fase da ‘melhor idade’, mas isto não é bem uma realidade no país. Muitos estão em situação de vulnerabilidade social e com problema de saúde, fora que a grande maioria deles sobrevive com renda fixa em suas aposentadorias de apenas um salário mínimo. Mas há cidades excelentes para eles terem qualidade na velhice.
Os idosos que têm melhores condições e planejam viver na sombra e água fresca, curtindo a aposentadoria merecida após ter contribuído muito para o crescimento do país em seus tempos de trabalho, um estudo informa quais são os melhores lugares para eles curtirem a ‘melhor idade’ com qualidade de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reajuste justo no plano de saúde e descontos em cinemas e atividades culturais são exclusivas à terceira idade (Fotos: Reprodução/ FreePik/ Montagem)
Em 2023, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon fez um estudo que revelou quais são as cidades do Brasil que melhor atendem a todas necessidades dos idosos aposentados, levando em consideração diversos fatores como a segurança, a acessibilidade, a oferta cultural, a infraestrutura de saúde, as condições econômicas e aspectos socioambientais.
Os aposentados tem a importância crucial de elementos na área da saúde, como a quantidade de leitos hospitalares, disponibilidade de tratamentos ambulatoriais e disponibilidade de profissionais médicos. Segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) do ano 2023, alguns municípios se destacam.
LEIA TAMBÉM!
Conheça as 5 melhores cidades do Brasil que são adequadas para idosos aposentados morarem (Foto: Reprodução/ Freepik)
A cidade de São Caetano do Sul (SP) ficou conhecida, através do estudo, como o melhor município em quesito de segurança e infraestrutura médica aos idosos aposentados. Já a cidade litorânea de Santos (SP) tem o clima ameno e de fácil acessibilidade ao grupo da ‘melhor idade’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto isso, a capital de Vitória (ES) é reconhecida no estudo por sua excelente qualidade de vida diante de paisagens, sendo o lugar mais recomendado pela busca de tranquilidade e natureza. A capital de Florianópolis (SC), além da oferta de belezas naturais, também é rica em ofertas culturais aos idosos, dando um estilo de vida mais inclusivo.
Casa térrea, áreas de lazer, acesso cultural e mobilidade: 5 municipios que se destacam aos idosos (Foto: Reprodução/ Freepik)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, a capital de Curitiba (PR) é apontada como referência a serviços públicos eficientes e com áreas verdes destinadas aos idosos, combinando qualidade de vida com a modernidade necessária que os aposentados mais precisam nessa fase da vida.
Com quantos anos se é considerado um idoso?
De acordo com a Lei do Estatuto do Idoso, uma pessoa só é considerada idosa quando tem idade igual ou superior a 60 anos. Há um Projeto de Lei (PL) de número 5628/19 que propõe elevar de 60 para 65 anos a idade da pessoa considerada idosa, ainda não aprovada.