Os executivos da área jornalística da Globo não gostaram de um comentário feito por Chico Pinheiro na manhã da última terça-feira (15). Durante o Bom Dia Brasil, após uma análise do mercado financeiro sobre uma possível eleição de Lula para presidente, o jornalista acabou dando uma opinião pessoal parecendo uma defesa ao político do PT, gerando desconforto.
Dando uma risada, Chico Pinheiro disparou: “É bom mesmo o mercado acreditar na democracia”. Ana Paula Araújo estava se levantando para se encaminhar para outra parte do estúdio e foi interrompida pela fala do colega, demonstrando irritação com o ocorrido. Mas ela aguardou que ele terminasse a fala, com a cara fechada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+BBB 22: Bárbara é a eliminada da semana com 86,02% dos votos
Chico Pinheiro não foi explícito, mas ficou bem óbvio sua tendência para a esquerda. Não foi a primeira vez que o âncora matinal deu problemas para os executivos da emissora, ele já precisou ser repreendido pela alta cúpula após vazar um áudio em que ele dizia que em 2018, a prisão de Lula foi provocada por um fetiche da direita, que estaria “louca” e que “os coxinhas estariam perdidos”. O apresentador foi punido sendo retirado do rodízio de apresentadores folguistas do Jornal Nacional.
Chico Pinheiro comete gafe no Bom Dia Brasil e interrompe Ana Paula Araújo (Foto: Reprodução)
LEIA TAMBÉM!
Com essa fala, Chico Pinheiro pode vir a agravar a atual crise institucional da Globo com o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Os executivos acreditam que houve uma defesa implícita ao possível candidato petista, e uma cutucada discreta ao atual governo, mesmo o veterano não tendo citado nomes. Antes da fala de Chico e de falar sobre o mercado financeiro, Miriam Leitão explicava sobre o encontro de Bolsonaro com o líder da Rússia, Vladimir Putin, que não é democrata.
De acordo com apurações do portal TV Pop, o jornalista tomou uma bronca informal sobre o improviso durante a apresentação e ele foi chamado pela direção jornalística assim que o noticiário matinal acabou, com o pedido para que ele não dê opiniões pessoais durante o Bom Dia Brasil. Chico Pinheiro ainda foi lembrado que a Globo não esqueceu que não é a primeira gafe, pois ele chegou a falar de política durante a cobertura dos desfiles das Escolas de Samba em 2018.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Pedro Bial é assaltado, toma tiro na orelha e notícia choca o Brasil: “Ele transpirava muito”
Mesmo repreendendo o funcionário, a emissora defendeu Chico Pinheiro, minimizou o comentário desferido e alegou que não houve defesa de nenhum candidato, apenas que ele reiterou a importância sobre o mercado financeiro não temer a próxima eleição. O departamento de Comunicação da Globo afirmou oficialmente: “O comentário não causou mal-estar algum simplesmente porque Chico Pinheiro não defendeu candidatos. Ele apenas ressaltou que é positivo que os mercados vejam com tranquilidade o processo eleitoral”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE