Em Breve

Apagão mundial: Chaves pode voltar ao SBT após 4 anos Fora do Ar por divergências entre detentores legais

13/09/2024 às 12h00

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Quico, Chaves e Seu Madruga podem voltar ao ar no SBT em breve (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Televisa)

Fim do apagão mundial: seriado mais amado da TV volta ao ar em breve

Todos brasileiros do país sentiram a falta do Chaves na tela da TV, ainda mais do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). O canal de Silvio Santos (1930-2024) passava o seriado humorístico mexicano desde 1984 ininterruptamente e se tornou um grande ‘coringa’ do canal em audiência contra os rivais.

No entanto, os seriados Chaves e Chapolin Colorado, criados pelo saudoso gênio Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), sofreram com um apagão mundial, ou seja, todos os canais de televisão do mundo todo ficaram impossibilitados, legalmente, de exibirem os programas.

Chaves: amado seriado de humor mexicano volta à TV (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Televisa)
Chaves: amado seriado de humor mexicano volta à TV (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Televisa)

Em julho de 2020, todos programas de Bolaños foram vetados de serem exibidos na TV. Após quatro anos de divergências entre o Grupo Chespirito e a Televisa, finalmente, chegou a notícia que os fãs mais sonhavam: a volta de Chaves e Chapolin na TV.

De acordo com apuração do portal NaTelinha, o SBT já está em negociação para trazer de volta os programas de humor ao Brasil, isto depois do canal americano UniMás, parte da TelevisaUnivision, ter divulgado no último sábado (07) que voltará a exibir o Chavinho e o Vermelhinho.

O portal ainda destaca que Roberto Gómez Fernández, filho de Roberto Bolaños e atual responsável pelos direitos do humorista, baixou a guarda e cedeu à Televisa, em diversos pontos, os fatores que anteriormente impediam a volta de Chaves e Chapolin à TV.

Elenco do Chaves em 1976 (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Grupo Chespirito)
Elenco do Chaves em 1976 (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Grupo Chespirito)

Nem só o SBT abriu os olhos para essa movimentação da volta de Chaves no canal americano da Televisa, mas outros países já se encontram em amplas negociações para o retorno das séries criadas por Chespirito (apelido de Bolaños).

LEIA TAMBÉM:

Acredita-se que Chaves possa voltar à programação do SBT em meados de outubro deste ano, isto porque há um acordo de preferência entre o canal de Silvio Santos e a emissora mexicana, em uma parceira duradoura desde 1982. Porém, o Grupo Globo também entra na jogada.

A Globo também detém direitos de transmissão de Chaves e Chapolin. De 2018 à 2020 – no ano em que as séries sofreram o apagão mundial – o Grupo Globo exibia ambos programas de humor no canal fechado Multishow. Vale destacar que os seriados estavam também disponíveis no streaming da Prime Video, naquela época.

SBT, Globo e Prime Video já colhem informações sobre a volta do programa ao Brasil (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Grupo Chespirito)
SBT, Globo e Prime Video já colhem informações sobre a volta do programa ao Brasil (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Grupo Chespirito)

Segundo apurações do Fórum Chaves, gerido por grandes fãs antenados às movimentações que acontecem sobre os seriados de Chespirito, é garantido que as séries podem voltar ao ar em todos antigos canais que passavam antes do apagão, ou seja, tanto no SBT, como no Multishow, quanto na Prime Video.

Porém, nenhuma das empresas ainda garantiu em 100% a volta dos seriados Chaves e Chapolin à televisão brasileira, pois tudo ainda segue em fase de negociações entre o Grupo Chespirito, Televisa e os canais interessados no retorno das comédias de humor simples e familiar.

Em qual canal vai passar o Chaves?

Há expectativas de que Chaves possa voltar a ser exibido em TV aberta pelo SBT, em meados de outubro de 2024. Por enquanto, o retorno dos programas, incluindo o Chapolin Colorado, está confirmado para o canal UniMás, voltado ao público latino nos Estados Unidos, em 23 de setembro (Veja comercial abaixo). Os episódios também ficarão disponíveis na plataforma de streaming ViX, pertencente à TelevisaUnivision.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.