Chá verde ajuda a combater o Alzheimer, segundo estudos
O Alzheimer sem dúvidas é na atualidade considerada um dos maiores desafios da medicina nos tempos atuais. Trata-se de uma doença neurodegenerativa crônica e progressiva que se manifesta principalmente em pessoas idosas.
Pelo fato de se tratar de uma condição sem cura, especialistas em todo o mundo acabam correndo contra o tempo em busca de tratamentos e métodos de prevenção eficazes. Entre a profícua produção de pesquisas para combater a doença, um estudo recente revelou um possível aliado: uma xícara de chá.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Mantenha sua conta baixa! Saiba dicas imperdíveis para economizar energia elétrica no verão
Pelo menos é isso o que mostram os resultados observados pelos cientistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, que revelaram que um tipo específico de chá pode acabar representando uma esperança na prevenção do Alzheimer. O trabalho focou na possibilidade do uso de certas substâncias no combate às placas beta-amiloide, características do Alzheimer.
Ao todo, 21 substâncias potencialmente benéfica foram observadas durante o estudo que levou em conta um modelo 3D de célula nervosas do cérebro humano.
LEIA TAMBÉM!
A análise tinha como objetivo, verificar quais compostos poderiam inibir o crescimento das placas beta-amiloide que causam o Alzheimer. De todos eles, cinco se mostraram eficazes e um deles foi as catequinas, um composto encontrado nas folhas de chá verde.
Compostos eficazes contra o Alzheimer:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Catequinas (presentes no chá verde)
Resveratrol (encontrado no vinho e em frutas como uvas e mirtilos)
Curcumina (extraída da cúrcuma, uma espécie de açafrão)
Citicolina (um fármaco ativador e reconstituinte cerebral)
Metformina (um medicamento anti-diabetes)
Para finalizar, as catequinas, o chá verde ajudam na prevenção do Alzheimer?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Empréstimo para aposentados do INSS; Confira algumas dicas que o banco não quer que você saiba
Em um experimento, as catequinas do chá verde e o resveratrol diminuíram a formação de placas nas células neurais. Enquanto a catequina, por sua vez, age como um agente ‘antiviral’ na doença de Alzheimer, o que acaba sugerindo que este composto pode inibir ou até mesmo prevenir a doença.
Porém, mais pesquisas são necessárias para poder confirmar essa teoria.
Chá verde é bom para o Alzheimer (Imagem: Reprodução)