15 BENEFÍCIOS: Encare as CEBOLAS CRUAS de outra maneira e se SURPREENDA com o que elas podem fazer à saúde
23/02/2024 às 7h30
A cebola é uma raíz que é usada, tradicionalmente, como tempero dos nossos alimentos, seja para refogar ou adicionar a assados, cozidos e até em saladas. Mas você sabia que comer ela crua traz inúmeras vantagens à saúde humana? Conheça os 15 benefícios da cebola nesse artigo e a encare de outra maneira.
+Colágeno caseiro: Receitinha com apenas 3 ingredientes rejuvenesce rosto mais que plástica e salva o cabelo
1. Sistema Imunológico: As cebolas são ricas fontes de vitamina C, e comê-las cruas estimulam o sistema imunológico, ou seja, aumenta a resistência do corpo contra muitas infecções.
2. Anti-inflamatório: Cebolas têm compostos de enxofre, como a alicina, ou seja, essa propriedade anti-inflamatória pode ajudar muito as pessoas, por exemplo, que têm artrite.
3. Digestão: Por incrível que pareça, ao contrário do que se pensa, a cebola não azia o estômago, mas faz bem a ele pelo seu alto teor de fibras (quando cruas), auxiliando em uma melhor digestão e regulando o intestino.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
4. Saúde Cardiovascular: Caso coma cebolas de maneira regular, isso pode prevenir o risco do surgimento de doenças cardiovasculares, pois a raíz crua ajuda a baixar a pressão arterial e deixa os níveis de colesterol mais controlados.
5. Previne Doenças Crônicas: Os antioxidantes, como os flavonoides e compostos fenólicos presentes nas cebolas, combatem os radicais livres, reduzindo desta maneira as doenças crônicas, dentre elas o câncer e doenças cardíacas.
6. Diabetes: A cebola tem baixos índices glicêmicos, portanto a raíz é muito recomendada aos diabéticos, ainda mais por auxiliar a manter os níveis de açúcar no sangue estabilizados.
7. Antibacteriana: Existem propriedades antibacterianas no alimento que combatem algumas infecções bacterianas e promover até a saúde bucal, surpreendetemente, reduzindo de maneira eficaz a formação de placa e o risco de cáries nos dentes.
+Nem o botox faz isso: Mistura anti-idade acaba com manchas, rugas e células mortas com 3 ingredientes baratos
8. Saúde Óssea: Por ser uma fonte de enxofre, a cebola crua é poderosa mantenedora de uma saúde óssea, ou seja, ela pode ser peça-chave na prevenção de uma possível osteoporose.
9. Doenças Neurodegenerativas: Isso é chocante, mas o poder da raíz, que contém antioxidantes e compostos de enxofre protegem as células cerebrais, e portanto, reduz o risco de doenças como Alzheimer e Parkinson.
10. Alergias: Alguns compostos presentes, como anti-histamínicos naturais, aliviam muito os sintomas de alergias sazonais.
11. Pele: Faz bem para a pele devido aos antioxidantes presentes em sua composição, portanto se combate os danos dos radicais livres, e promove uma pele muito mais saudável e rejuvenescida.
12. Saúde Ocular: Nem só as cenouras fazem bem para as vistas, mas as cebolas cruas, ricas fontes em vitamina A e flavonoides, são essenciais para manter a saúde ocular em dia.
+Fim do queixo duplo SEM lipo: 5 passos simples afinam o rosto e dão adeus a papada no pescoço sem gastar NADA
13. Saúde Respiratória: Por conter propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, o alimento cru pode aliviar diversos sintomas de problemas respiratórios, sejam eles a asma e infecções pulmonares.
14. Perda de Peso: Com baixas calorias e muito ricas em fibras, a raíz alimentar dá sensação de saciedade e ajuda no controle do apetite e, desta forma, os benefícios na perda de peso são garantidos.
15. Saúde Intestinal: Para um sistema digestivo saudável, as fibras prebióticas nas cebolas nutrem as boas bactérias no intestino, ou seja, chega de constipação.
Quais são as vitaminas que a cebola tem?
A cebola é rica em vitaminas B1 (tiamina) e B2 (riboflavina), com teores medianos de vitamina C (ácido ascórbico). A vitamina B1 é indispensável à saúde do sistema nervoso e co-fator do crescimento normal, da regularidade do metabolismo e da manutenção do apetite, portanto, traz grandes benefícios à saúde.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.