Botafogo de Futebol e Regatas é uma agremiação poliesportiva brasileira, com sede no bairro homônimo ao clube, na cidade do Rio de Janeiro. Nascido da fusão do Club de Regatas Botafogo com o Botafogo Football Club, o time se tornou um dos principais clubes do Brasil e conquistou milhões de torcedores. No entanto, agora, a instituição chamaou atenção após a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgar o áudio do VAR que resultou na expulsão de Adryelson na disputa com o Palmeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não acompanhou, a CBF expôs o áudio do diálogo da cabine do VAR com o árbitro Bráulio da Silva Machado no lance em que Adryelson foi expulso na derrota do Botafogo para o Verdão. O jogador dividiu uma bola com Breno Lopes na ponta e recebeu o cartão vermelho aos 25 minutos após revisão.
Luciano entra na mira de clube rival do São Paulo e notícia deixa Casares sem chão
Antes do diálogo entre os árbitros, a Confederação divulga um parecer sobre o lance. Nele, a entidade afirmou que “o VAR percebe a existência de uma possível infração por clara oportunidade de gol. Entende a existência das quatro considerações da regra para que fique caracterizado: distância da meta, direção da jogada, a possibilidade de manter ou obter a posse de bola e o número ou posição dos atletas no campo de jogo”.
LEIA TAMBÉM!
CBF expõe aúdio de expulsão entre jogo de futebol do Palmeiras e Botafogo (Foto: Getty Imagens)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja a transcrição da conversa entre o árbitro e os assistentes de vídeo, comandados por Rafael Traci:
Bruno Henrique é DESFALQUE confirmado no Flamengo por dois jogos e Tite enfrenta caos
VAR: Tá, a falta está confirmada. Não tem direção ainda, apesar de não ter mais defensor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AVAR2: Traci, para mim tem configuração
VAR: Para mim tem a configuração dos quatro elementos. Tem direção, tem posse, não tem defensores e tem domínio
AVAR2: O atleta mais próximo é um companheiro dele
VAR: Exatamente. Perfeito.
AVAR2: Para mim está muito claro.
VAR: Braulio, você deu cartão amarelo para o 34, né?
Braulio: Não, não.
VAR: Sugiro revisão para possível DOGSO.
VAR: Aí eu vou soltar na marca onde está a falta. Ele vai ter direção, não tem defensor…
Bráulio: Beleza, beleza. Direção, possibilidade de dominar a bola…
VAR: Distância e não tem defensores. Tem até um companheiro com ele.
Braúlio: Perfeito, ele está em divergência. Eu só não tinha claro para mim a direção, que para mim é claro. Estou voltando então…
VAR: Vou te mostrar a baixa agora.
Bráulio: Isso, ele atinge e depois segura.
Em seguida, alguém se dirige ao árbitro Bráulio da Silva Machado reclamando que o atleta de futebol do Palmeiras estava indo em direção ao Adryelson. O árbitro se dirige a pessoa e depois volta a falar com a cabine. Bráulio: “O que você está falando, irmão? A direção é para o gol, estava entrando na área. Estou voltando com o cartão vermelho. Tens a tática para fechar?”. Bráulio: “Ok, já pego a direção. O jogador tem até a possibilidade de passe. Falta e cartão. Estou retornando com tiro livre direto, e cartão vermelho para o 37 por DOGSO”. VAR: “34, Adryelson”.
Renato Gaúcho fala sobre vitórias do Grêmio e acaba com rival publicamente
É importante dizer que, a CBF compartilhou também a análise do lance em que foi marcado pênalti a favor no Botafogo aos 36 minutos do segundo tempo. A cabine do VAR concordou com a decisão de campo. Na cabine, o assistente de vídeo afirmou que “quem toca a bola é o 9 (Tiquinho Soares) e o 10 (Rony) dá o carrinho. Tem disputa, tá bom? Então, não tem cartão vermelho”.