Casa dos Artistas: há 20 anos Silvio Santos lançava o primeiro reality de confinamento do Brasil

28/10/2021 às 10h58

Por: Beatriz Castro
Imagem PreCarregada
Elenco de Casa dos Artistas (Foto: Reprodução)

Há exatos 20 anos, no dia 28 de outubro de 2001, estreava o primeiro reality show de confinamento do Brasil, a Casa dos Artistas, apresentado por Silvio Santos no SBT. Meses antes, Silvio chegou a negociar o formato do Big Brother com a Endemol e mas surpreendeu o público ao confinar famosos por sete semanas. O programa virou uma febre nacional, derrotando o imbatível Fantástico e também fazendo O Clone tremer na base.

+Após descobrir traição de Jade, João Guilherme vai atrás de Larissa Manoela

A Casa dos Artistas foi um projeto sigiloso e guardado a sete chaves, apenas Silvio Santos e alguns executivos sabiam o que estava acontecendo. A data de estreia não foi por acaso, um dia após o Teleton daquele ano, no qual Silvio deu o famoso selinho em Gilberto Gil.

+Iniciada por Artur Xexéo, a biografia de Gilberto Braga foi assumida por Mauricio Stycer

O Teleton é sempre sinônimo de muita movimentação de jornalistas, artistas, funcionários e voluntários, e esse tumulto colaborou para que a Casa dos Artistas não vazasse.

LEIA TAMBÉM:

SIlvio contratou pessoalmente os 12 artistas confinados na Casa dos Artistas (Bárbara Paz, Supla, Mari Alexandre, Patrícia Coelho, Alexandre Frota, Mateus Carrieri, Taiguara Nazareth, Nana Gouvêa, Núbia Óliver, Marco Mastronelli, Leandro Lehart e Alessandra Scatena) e exigiu o termo de confidencialidade. Não foi noticiada a estreia da atração.

Elenco de Casa dos Artistas (Foto: Reprodução)

Elenco de Casa dos Artistas (Foto: Reprodução)

Entenda por que o retorno da Casa dos Artistas é impossível

O SBT não pode voltar com atração juridicamente. A Globo e a Endemol processaram o canal de Silvio Santos por considerarem a Casa dos Artistas um plágio de Big Brother.

Após uma longa batalha, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deu ganho de causa para a Globo e Endemol em 2015 e reconheceu que houve cópia do formato do formato do Big Brother na Casa dos Artistas. O valor da ação girou em torno de R$ 18 milhões na ocasião. Após o entendimento jurídico, houve um acerto entre todas as partes.

Autor(a):

Tenho 33 anos e sou formada em Produção Multimídia. Sempre fui uma apaixonada por leitura, escrita e televisão. Adoro trazer informações sobre o mundo das celebridades.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.