Os golpes estão cada vez mais sofisticados e você precisa se proteger
Acreditem se quiser, mas os cibercriminosos estão se aperfeiçoando cada vez mais na atualidade, ainda mais diante dos pagamentos por aproximação com cartões de crédito e débito. A ameaça recai, em sua maioria, aos dispositivos Android com NFC (Near Field Communication).
Essa tecnologia permite pagamentos à distância e por aproximação, e vem sendo explorado para roubo de dados de cartões de crédito pelos cibercriminosos, detectada na República Tcheca e as autoridades estão em alerta e preocupadas diante da disseminação mundial desse golpe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, os criminosos utilizam sistemas de envios massivos de mensagens, direcionando-as às vítimas em potencial, como os clientes específicos bancos, fingindo que são representantes da instituição, desta forma, eles enganam as vítimas para que estes instalem um aplicativo malicioso.
Com o aplicativo instalado, ele age como um malware bancário, ou seja, ele rouba as informações sensíveis de cartões de crédito durante transações feitas pelas vítimas, usando a tecnologia NFC, que transmite os dados a outro dispositivo, nesse caso, dos criminosos, fazendo com que eles usem os dados para operações fraudulentas.
Ainda não há casos desse tipo de golpe no Brasil, mas há grandes indícios de que essa tecnologia fraudulenta possa chegar o mais depressa possível por aqui, portanto, redobre sua atenção e saiba como se proteger do roubo de dados logo abaixo.
Como se proteger do roubo de dados?
É essencial desconfiar de mensagens suspeitas recebidas por SMS ou e-mail que pedem para clicar em links ou baixar aplicativos, nenhum banco manda mensagens desse tipo. Caso for baixar algum app, opte sempre pelas lojas oficiais dos sistemas Android e iOS e mantenha seus aplicativos bancários sempre atualizados.