Número de carteiras assinadas e criação de novos empregos formais são destaque em 2 cidades do Brasil

11/07/2024 às 8h00

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
2 cidades do Brasil com aumento de carteiras assinadas (Foto: Reprodução/ Internet/ Freepik/ Montagem)

Ter emprego com a carteira assinada pode ser complicado em diversas regiões do Brasil, pois o mercado de trabalho vem sofrendo mudanças significativas e muitos se sujeitam a contratos de trabalhaos temporários, free lancers e ou serem prestadores de serviços como Microempreendor Individial (MEI). Mas, há cidades brasileiras em que o vinculo empregatício formal está com tudo.

Os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro estão liderando o ranking como as cidades que mais estão criando empregos formais. Nestas capitais, o desemprego está sendo reduzido exponencialmente e as carteiras assinadas estão com os números em alta.

2 cidades do Brasil com aumento de carteiras assinadas (Foto: Reprodução/ Internet)

2 cidades do Brasil com aumento de carteiras assinadas (Foto: Reprodução/ Internet)

Outras regiões do Brasil ainda sofrem com altas taxas de desemprego e o número reduzido de carteiras assinadas. O crescimento de empregos formais não está limitado às grandes metrópoles, mas sim, em pequenas cidades brasileiras também, o que causa certo alívio para os moradores de alguns municípios.

A geração de empregos cresceu no primeiro trimestre de 2024, com indicativos de 719 mil novos postos de trabalho formal em todo o Brasil, sejam eles em comércio, indústria e serviços, um indicativo de uma distribuição ampliada das oportunidades de emprego em todo o território nacional.

Cidade de São Paulo tem maior criação de novas vagas de trabalhos formais (Foto: Reprodução/ Internet)

Cidade de São Paulo tem maior criação de novas vagas de trabalhos formais (Foto: Reprodução/ Internet)

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro se tornaram os responsáveis principais por esse crescimento. A capital paulista gerou 58,8 mil novos empregos enquanto a capital carioca concedeu 21,8 mil novos postos de trabalho. Já a grande cidade de Curitiba chamou atenção na criação de 20,4 mil novos empregos formais.

LEIA TAMBÉM:

Municípios bem menores, mas ainda importantes, como Santa Cruz do Sul (RS) e Guarulhos (SP) ganharam notoriedade ao abrirem vagas novas de carteira assinada. A saber, a cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, gerou cerca de 6.575 novos trabalhados formais em indústria, enquanto a região metropolitana de Guarulhos, na Grande São Paulo, criou por volta de 6.552 novas vagas de emprego.

Município de Curitiba se destaca na 3ª colocação em criação de novos empregos (Foto: Reprodução/ Internet)

Município de Curitiba se destaca na 3ª colocação em criação de novos empregos (Foto: Reprodução/ Internet)

Os pequenos municípios como de Domingos Mourão, no Piauí, teve registros consideráveis na criação de novos empregos se comparado ao mesmo período em 2023. Foi um aumento substancial de 438% na criação de novas vagas. O crescimento naquela pequena cidade se deve a construção de rodovias e ferrovias.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.