Carteira de Trabalho Digital: o que é, como emitir, vantagens e como usar
09/02/2024 às 15h36
Embora o seu uso esteja crescendo ao redor do país, nem todo mundo sabe o que é CTPS Digital. A Carteira de Trabalho Digital é um documento eletrônico equivalente à antiga CTPS impressa. Ainda que uma boa parcela da população tenha dúvidas, é o mesmo documento, mas em uma versão online que surgiu com a publicação da Portaria nº 1.065, de 23/09/2019, que regulamenta a Lei nº 13.874/2019. Pensando nisso, vamos te esclarecer alguns pontos, explicar como tirar esse documento e quais são suas vantagens.
Limite extra de R$ 7.000,00 antes do Carnaval? Nubank lança novidade e choca usuários
Carteira de Trabalho Digital é um documento válido?
Bradesco libera conta poupança especial e clientes ficam surpresos com novidade
Já somam mais de 680 milhões de acessos à Carteira de Trabalho Digital desde o início de 2023, de acordo com os dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. A plataforma digital, que reúne informações profissionais e permite a solicitação de benefícios pelos trabalhadores, tem atraído cada vez mais usuários desde que foi lançada em 2019.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Além da facilidade no acesso, a substituta da tradicional carteira de trabalho impressa, traz outras vantagens como a emissão gratuita do documento, que pode ser feita a partir de qualquer lugar, bastando ter acesso à internet.
Redução do NIS é aprovada e aposentados e pensionistas do INSS recebem novos números
Se você ficou interessado, para obter a Carteira de Trabalho Digital não é necessário ter o documento em sua versão impressa, basta ter um CPF válido. O acesso ao documento digital é feito por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS, ou através do portal Emprega Brasil, que requer o cadastro prévio na conta gov.br.
Caixa disponibiliza R$ 1.059,00 para CPFs de trabalhadores e notícia faz brasileiros comemorarem
Ainda que o trabalhador opte pela versão digital, é importante deixar claro que a Carteira de Trabalho impressa deve ser guardada, já que existem casos em que a mesma é necessária para comprovação de tempo de trabalho anterior, principalmente se o empregador não utiliza o sistema eSocial.
Volta de Jorge Jesus para o Flamengo tem data definida e notícia pega todos de surpresa
Conheça o Emprega Brasil
É oficial! Grêmio acerta a contratação de Du Queiroz e faz a alegria de Renato Gaúcho
É importante destacar que, além do acesso à Carteira de Trabalho Digital, a plataforma Emprega Brasil oferece uma série de serviços ao trabalhador, como:
- Busca de emprego;
- Participação em processos seletivos;
- Acesso ao Abono Salarial (PIS/PASEP);
- Solicitação do seguro-desemprego, entre outros.
Autor(a):
Sandra Cotrim
Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉