É para comemorar muito: Cartão de ônibus do idoso é uma realidade no Brasil
20/02/2024 às 14h25
Benefício do Governo para os idosos se locomoverem pelo Brasil já está em vigor; Saiba como funciona e onde solicitar
Uma das prioridades do Governo nos dias atuais é cuidar melhor dos direitos dos idosos do Brasil, com isso, um cartão de ônibus foi criado.
+Glicose alta NUNCA mais! Confira essas receitas especiais que te ajudarão no dia a dia
O objetivo desse benefício é dar mais liberdade para população mais velha andar pelas cidades sem a necessidade de se preocupar com o custo da viagem.
Esse cartão de ônibus é concedido para pessoas com mais de 60 anos e garante a gratuidade nos transportes públicos coletivos do país, como metrô, trem e ônibus.
Num primeiro momento esse benefício só era válido para pessoas com mais de 65 anos, mas recentemente ele foi estendido para maiores de 60.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
+Minha Casa, Minha Vida: parcela de apenas R$ 80 foi aprovada pelo Governo e novidade surpreende
Essa ampliação da faixa etária beneficiada contribui para aumentar a acessibilidade dos idosos e garantir que eles possam se locomover com mais facilidade.
Como solicitar?
Para quem tem mais de 65 anos, é necessário fazer a solicitação através do portal da SPTrans e fornecer documentos como RG, CPF e comprovante de residência para obter o cartão do idoso. O cartão, válido por 5 anos, será enviado para o endereço cadastrado.
+Sem papas na língua, Augusto Melo da detalhes sobre negociação do Corinthians com Gabigol
Para pessoas com idade entre 60 a 64 anos, caso já possua o bilhete único, o processo é automático, caso a pessoa não tenha um, basta realizar a solicitação no site e comparecer a um posto de atendimento para garantir a gratuidade no transporte público.
Vale a pena destacar que as regras para emissão do cartão do idoso varia de acordo com cada região, por isso, o recomendado é procurar o órgão responsável para obter todas as informações.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.