Quando as pessoas chegam a idade dos 60 anos, já são considerados Idosos. A este grupo de pessoas com essa faixa etária igual ou superior, existem uma série de benefícios, dentre eles, as vagas especiais reservadas em estacionamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas para se usar ou ter direito a usar as vagas dos idosos em estacionamentos público, é necessário ter o Cartão de Estacionamento do Idoso, considerado um documento essencial para que os idosos utilizem essas vagas aos seus automóveis.
Vaga reservada com cartão a pessoas de 60 anos ou mais; entenda regras (Foto: Reprodução/ Internet|)
LEIA TAMBÉM!
O Cartão de Estacionamento do Idoso é quase como uma credencial das pessoas com 60 anos ou mais. Ela deve estar sempre colocada sobre o painel do carro, com a frente virada para cima, quando se estacionar numa vaga de estacionamento reservada aos idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa credecial dá direito às pessoas acima dos 60 em estacionarem seus carros em vagas reservadas, seja em estabelecimentos públicos e privados, quanto em ruas, hospitais, comércios, shoppings e outros locais demarcados a esse grupo de brasileiros com mais de 60 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Estatuto do Idoso, são cerca de 5% das vagas em estacionamentos públicos e privados que devem ser destinadas, por obrigatoriedade, aos idosos.
Cartão de Estacionamento do Idoso é uma realidade (Foto: Reprodução/ Internet|)
A fiscalização sobre o uso adequado do cartão e o respeito às vagas reservadas para idosos são regulamentados pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e pelo Conselho Nacional de Trânsito.
Como solicito o meu Cartão de Estacionamento do Idoso?
Primeiramente, o exigido é que a pessoa tenha 60 anos ou mais, caso contrário, não terá possibilidade de emissão do cartão. Em seguida, a solicitação pode ser realizada no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou no órgão de trânsito municipal. Em algumas cidades, a solicitação pode ser feita via Internet.