Quem recebe o Bolsa Família deve se atentar a uma série de condutas para não ter o benefício prejudicado, dentre elas, se há o prazo de validade do cartão do programa. O mais relevante é estar inscrito devidamente no Cadastro Único (CadÚnico).
Com o documento ativo e atualizado, é gerado automaticamente o Número de Identificação Social (NIS), que é usado pelo Governo para distribuir os valores dos programas sociais, usando o dígito final (antes do verificador) como cronograma de repasses em calendários pré-divulgados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O NIS é nada mais que um código familiar, que expõe a situação cadastral, data da última atualização e muito mais. Para se ter acesso a estes detalhes do cartão, isto pode ser feito através do aplicativo do Cadastro Único e também no site oficial do Cadastro Único.
Manter a regularidade do NIS junto ao CadÚnico é crucial para garantir o recebimento do Bolsa Família. Portanto, pode-se dizer que há prazo de validade sim, pois a cada mudança de renda ou na composição familiar, os dados se tornam obsoletos e devem ser atualizados e informados novamente para garantir a continuidade do benefício.
A verificação desses detalhes por aplicativo ou site referentes ao CadÚnico e como está seu NIS, é chamado de Consulta Simples. Por meio dessa ferramenta, é permitido que o usuário conheça inúmeros detalhes do seu cadastro sem qualquer necessidade de fazer o login com o Gov.br.
Para fazer a Consulta Simples, é necessário informar dados como Nome Completo, Data de Nascimento, Nome da Mãe e UF/Município onde está cadastrado, igual o registrado no Cadastro Único, sendo uma ferramenta acessível e intuitiva, verificando a que pé anda seus dados do cartão e prazo de validade do mesmo.
LEIA TAMBÉM!
Quando o Bolsa Família paga em setembro?
Os repasses do Bolsa Família estão marcados para se iniciarem na terça-feira, 17 de setembro, seguindo o dígito final do NIS, em ordem escalonada, iniciando em terminados em 1. Os pagamentos se estenderão até o dia 30 de setembro, aos finais NIS terminados em 0.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE