Nesta última quarta-feira, 05 de julho, a notícia de que a Anvisa proibiu um a produção, distribuição e venda de um produto da marca Carrefour repercutiu nas principais mídias de notícias.
+Casas Bahia foi vendida pelo Pão de Açúcar e ninguém poderia imaginar quem são os novos donos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se trata de um lote de sal da marca Carrefour, constatado como sendo o lote 22992. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o produto não apresentou um resultado satisfatório em relação ao teor de iodo.
+SALÁRIO: Regras de nova Lei dará até MULTA pelo descumprimento das empresas; veja o que muda
Fachada e logomarca do Carrefour (Foto: Reprodução/ Internet)
LEIA TAMBÉM!
Para quem não sabe, o iodo tem função no sal para evitar doenças. A denúncia da Anvisa teve sua decisão publicada no Diário Oficial da União nesta última quarta-feira (5).
+Triste fim: Famosa empresa anuncia fechamento oficial de fábrica no Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em resposta ao portal G1, o Carrefour informou que faz todos os testes necessários e o lote passou por estes testes no último mês de maio. A rede de supermercados que tem marca própria em muitos de seus alimentos, já garantiu que está em contato com o fornecedor e retirando todos produtos das prateleiras.
+Falência e triste adeus: Famoso supermercado tem fim decretado após dívida de R$3 milhões
O iodo está presente em todo sal de cozinha desde os anos 50. No Brasil, a adição desta substância tinha permissão entre 20 e 60 mg por quilo, porém, desde 2013, a Anvisa determina que a faixa de iodação ideal seria entre 15 e 45 mg por quilo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sal da marca Carrefour teve lote retirado de circulação pela Anvisa (Fotos: Reprodução/ Carrefour/ Internet/ Montagem)
O iodo, para quem não sabe, serve para prevenção de bócio, ou seja, uma doença que causa inchaço da glândula tireóide, que se localiza no pescoço.
A substância química tem uma relevância importante no metabolismo humano, tal qual no crescimento físico e neurológico, portanto, a adição do iodo ao sal é muito relevante, mas na quantia adequada.
Anvisa barrou venda de produto da Fugini
Em março de 2023, a Anvisa também proibiu a fabricação, distribição e venda de produtos da marca Fugini. Um lote de maionese da marca não passou pela inspeção sanitária e rapidamente foi retirada de circulação.
Maionese da Fugini foi retirada de circulação pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)