Cantor da Globo, Frota, Ney Matogrosso, entre outros: Portadores e artistas falam abertamente sobre a Aids
13/03/2022 às 12h10
A Aids atinge mas de 900 mil pessoas no Brasil.
A Aids é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de enfrentar infecções.
O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados. Em pouco tempo depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga.
A doença inicialmente costuma ser assintomática até evoluir para Aids. Os sintomas incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes. Infelizmente não existe cura para a Aids, mas uma adesão estrita aos antirretrovirais (ARVs) pode retardar o avanço da doença, bem como inibir infecções secundárias e complicações.
Além do sofrimento do portador do vírus HIV, as pessoas ainda enfrentam o preconceito e a falta de um diagnóstico e tratamento adequado. Somente no Brasil, existem mais de 900 mil pessoas com a doença. De acordo com informações das Organizações das Nações Unidas (ONU), existem atualmente 38 milhões de pessoas no mundo vivendo com Aids.
Desde o ‘boom’ da doença nos anos 80, muitos cantores e artistas famosos já entram para a lista de pessoas acometidas pela Aids e por conta de complicações decorrentes do HIV, acabaram falecendo. O HoraDoBenefício preparou uma lista de alguns artistas que de certa forma, tem alguma ligação com a doença, como forma de alertar sobre a importância de se prevenir contra a Aids. Confira!
NEY MATOGROSSO
Para quem não sabe, o cantor Ney Matogrosso se relacionou com pessoas que testaram positivo para o HIV. Entre a lista dos namorados do famoso, figura o nome de Cazuza.
LEIA TAMBÉM:
● Após polêmica sobre traição, Lucas Lima vai às redes sociais defender Sandy : “Tudo resolvido”
● Gabigol no Corinthians: presidente afirma que jogador tem “a cara do Timão”
● Marcos Mion é dono de uma verdadeira fortuna de deixar qualquer um de boca aberta
Porém, felizmente Ney Matogrosso não pegou Aids. Em entrevista ao “TV Fama”, da Rede TV! O cantor falou sobre o assunto.
“Não tem explicação. Pedi essa explicação e o médico não me deu. Mas nem por isso vou ficar dando mole, prefiro não acreditar que sou uma pessoa imune. Eu dei sorte”, desabafou Ney Matogrosso.
MADONNA
A rainha do pop internacional já falou por várias vezes à respeito da doença e teve perdas terríveis para o HIV nos anos 80, que foi quando a doença estourou em todo o mundo.
Em entrevista à Interview, Madonna falou sobre Christopher, seu professor de balé, que faleceu em decorrência da doença e a deixou muito abalada.
CAZUZA
O artista mais famoso que faleceu por causa da doença no Brasil foi Cazuza e certamente, o mais lembrado pela legião de fãs quando o assunto é a Aids.
Cazuza foi um dos primeiros artistas a falar sobre o vírus do HIV, surpreendendo a todos com o seu relato ao ser diagnosticado como soropositivo. “Nunca pensei”, era o que vivia na boca do público ao descobrir a doença do cantor, que ainda era um tabu na época.
ALEXANDRE FROTA
O atual Deputado Federal foi alvo de acusações sobre ter Aids por diversas vezes. Alexandre Frota que também é empresário e ator levou fama de ser portador do vírus do HIV por já ter atuado em filmes pornográficos.
Porém, sempre quando é indagado sobre o assunto, Alexandre Frota faz questão de negar que tenha Aids e inclusive incentiva o uso de preservativos.
LEANDRO BUENNO
Recentemente Leandro Buenno foi o mais novo artista a falar sobre o vírus do HIV. O cantor que participou do “The Voice” de 2014 na Globo, resolveu falar sobre o fato de ser homossexual e ter Aids, expondo o preconceito que ainda é muito forte no país sobre o assunto.
“Ser gay e HIV+ num país que trata ambos os assuntos de forma tão distante e pejorativa, não é assim tão fácil. Faço parte de um grupo que aparenta sempre ter que viver atrás de um muro, tendo que medir as palavras, os trejeitos, omitir pra ser ‘aceito’ e tentar se encaixar no que aparentemente é o ideal”, desabafou Leandro Buenno em suas redes sociais recentemente.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!