INACREDITÁVEL: Caixa tem mais de R$ 200 milhões esquecidos do Pis-Pasep; saiba se você tem direito
18/06/2023 às 10h00
Uma ótima notícia para os brasileiros
É que após mais uma atualização no seu sistema, a Caixa Econômica Federal anunciou que tem mais de R$ 200 milhões esquecidos do Pis-Pasep pelos beneficiários.
Segundo dados divulgados pelo banco, aproximadamente 278 mil trabalhadores formais têm direito ao saldo do abono salarial Pis-Pasep de 2023, mas ainda não retiraram a quantia.
SAIBA MAIS! Plantão Globo derrubou programação e deu a mais triste notícia: “Neste momento”
Até o momento, quatro lotes já foram liberados, e os cidadãos têm até 28 de dezembro para realizar a retirada.
O PIS/Pasep é um Abono Salarial que é oferecido aos colaboradores de empresas privadas (PIS) e aos servidores públicos (Pasep). Tem direito ao benefício todos os funcionários que recebem até dois salários mínimos por mês.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Os trabalhadores que possuem direito ao Abono Salarial também devem ter mais de 5 anos no mínimo de carteira assinada. Outro ponto essencial para definir o valor que o trabalhador irá receber tem a ver com a quantidade de meses.
Por exemplo, para receber o valor integral de um salário mínimo, o funcionário teria que ter trabalhado de janeiro a dezembro de 2022.
Poderão receber o dinheiro os trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que cumprem as regras informadas acima, além de outras informações imprescindíveis.
- Estar inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos;
- Estar com os dados corretos na RAIS ou eSocial enviado pelo empregador;
QUAL O PRAZO?
Os profissionais têm até 28 de dezembro para sacar o Pis-Pasep. Após esse período, o valor será devolvido para os cofres públicos. Em tese, é possível sacar a quantia nos cinco anos seguintes, mas o procedimento é mais lento.
Será necessário abrir um recurso administrativo, e cada caso será analisado individualmente, onde o Ministério terá 30 dias para deferir ou negar o pedido, e em caso de deferimento, o dinheiro será liberado no mês seguinte.
Por isso, para evitar que isso ocorra, o Governo Federal já iniciou o pagamento de mais um lote na última quinta-feira (15).
QUAL O CALENDÁRIO?
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 15/Fev (pago);
- Nascidos em março e abril : 15/Mar (pago);
- Nascidos em maio e junho: 17/Abr (pago);
- Nascidos em julho e agosto: 15/Mai (pago);
- Nascidos em setembro e outubro: 15/Jun;
- Nascidos em novembro e dezembro: 17/Jul;
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!