A Caixa Econômica Federal (CEF) está compromissada a auxiliar a quem possui o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) desde a compra da casa própria até em liberar os valores dessa conta gerida pela instituição em casos de demissão sem justa causa e questões de aposentadoria. Mas o saque-aniversário que está em pauta no momento.
Para quem não sabe, o FGTS é considerado um relevante mecanismo social de proteção ao trabalhador, visto como uma segurança financeira em casos de desemprego e quando este decide se aposentar. Desde o ano de 2020, a modalidade de saque-aniversário vem acontecendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Saque-Aniversário do FGTS (Foto: Reprodução/ Jornal Contábil/ Montagem)
No saque-aniversário do FGTS, pode-se retirar uma parcela de valores da conta no mês em que o trabalhador completa anos de vida, mas essa modalidade está para acabar, conforme discussões que vem acontecendo em relação a esse benefício.
Um novo Projeto de Lei (PL) está pensando em colocar um ponto final na modalidade de saque-aniversário do FGTS, fator que vinha dando alívio aos trabalhadores brasileiros que permanecem em seus empregos e com chances de retirar quantias anuais da conta, antes só permitida diante de uma demissão sem justa causa.
LEIA TAMBÉM!
Benefício está disponível por meio da Caixa para trabalhadores (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem)
A PL, ainda em discussão, quer acabar com o saque-aniversário de uma vez por todas, visando fortalecer a função original do Fundo de Garantia anterior, que é mais consistente em promover uma segurança financeira em caso de desemprego do trabalhador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com as discussões que vem ocorrendo no Congresso Nacional, muitos alegam que o saque-aniversário do FGTS poderia diluir o montante ideal que seria destinado aos trabalhadores, ainda mais pensando em períodos de emergência ou instabilidade financeira. Por enquanto, a modalidade segue o calendário neste ano de 2024 normalmente.
Mudanças no FGTS: Novas regras para saque-aniversário anunciadas pela Caixa (Foto: Reprodução/Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando posso fazer o meu saque-aniversário?
De acordo com calendário da Caixa Econômica, planeado previamente no início deste ano, os repasses do saque-aniversário vão até o começo do ano que vem, em 2025. Confira as datas para movimentar seu FGTS, caso esteja apto ao módulo.
Nascidos em Janeiro: De 02 de janeiro a 29 de março de 2024;
Aniversariantes de Fevereiro: 1º de fevereiro ao dia 30 de abril;
Aniversariantes de Março: 1º de março ao dia 31 de maio;
Nascidos em Abril: 1º de abril ao dia 28 de junho;
Nascidos em Maio: Do dia 02 de maio ao dia 31 de julho;
Aniversariantes de Junho: De 03 de junho ao dia 30 de agosto;
Aniversariantes de Julho: 1º de julho ao dia 30 de setembro;
Nascidos em Agosto: De 1º de agosto ao dia 31 de outubro;
Nascidos em Setembro: De 02 de setembro ao dia 30 de novembro;
Aniversariantes de Outubro: 1º de outubro ao dia 29 de dezembro;
Nascidos em Novembro: 1º de novembro ao dia 28 de fevereiro de 2025;
Aniversariantes de Dezembro: Do dia 02 de dezembro a 29 de março de 2025.