PUBLICIDADE

Notícias

CAIXA vem liberando esse benefício anual: Governo quer dar FIM ao SAQUE que traz alívio a trabalhadores (11)

11/07/2024 às 10:15

Caixa ajuda trabalhadores e Governo visa acabar com saque que dava alívio (Fotos: Reprodução/ Divulgação/ Internet/ Freepik/ Montagem)
Caixa ajuda trabalhadores e Governo visa acabar com saque que dava alívio (Fotos: Reprodução/ Divulgação/ Internet/ Freepik/ Montagem)

A Caixa Econômica Federal (CEF) está compromissada a auxiliar a quem possui o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) desde a compra da casa própria até em liberar os valores dessa conta gerida pela instituição em casos de demissão sem justa causa e questões de aposentadoria. Mas o saque-aniversário que está em pauta no momento.

Para quem não sabe, o FGTS é considerado um relevante mecanismo social de proteção ao trabalhador, visto como uma segurança financeira em casos de desemprego e quando este decide se aposentar. Desde o ano de 2020, a modalidade de saque-aniversário vem acontecendo.

Saque-Aniversário do FGTS (Foto: Reprodução/ Jornal Contábil/ Montagem)
Saque-Aniversário do FGTS (Foto: Reprodução/ Jornal Contábil/ Montagem)

No saque-aniversário do FGTS, pode-se retirar uma parcela de valores da conta no mês em que o trabalhador completa anos de vida, mas essa modalidade está para acabar, conforme discussões que vem acontecendo em relação a esse benefício.

Um novo Projeto de Lei (PL) está pensando em colocar um ponto final na modalidade de saque-aniversário do FGTS, fator que vinha dando alívio aos trabalhadores brasileiros que permanecem em seus empregos e com chances de retirar quantias anuais da conta, antes só permitida diante de uma demissão sem justa causa.

Benefício está disponível por meio da Caixa para trabalhadores (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem)
Benefício está disponível por meio da Caixa para trabalhadores (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem)

A PL, ainda em discussão, quer acabar com o saque-aniversário de uma vez por todas, visando fortalecer a função original do Fundo de Garantia anterior, que é mais consistente em promover uma segurança financeira em caso de desemprego do trabalhador.

Veja também

De acordo com as discussões que vem ocorrendo no Congresso Nacional, muitos alegam que o saque-aniversário do FGTS poderia diluir o montante ideal que seria destinado aos trabalhadores, ainda mais pensando em períodos de emergência ou instabilidade financeira. Por enquanto, a modalidade segue o calendário neste ano de 2024 normalmente.

Mudanças no FGTS: Novas regras para saque-aniversário anunciadas pela Caixa (Foto: Reprodução/Internet)
Mudanças no FGTS: Novas regras para saque-aniversário anunciadas pela Caixa (Foto: Reprodução/Internet)

Quando posso fazer o meu saque-aniversário?

De acordo com calendário da Caixa Econômica, planeado previamente no início deste ano, os repasses do saque-aniversário vão até o começo do ano que vem, em 2025. Confira as datas para movimentar seu FGTS, caso esteja apto ao módulo.

  • Nascidos em Janeiro: De 02 de janeiro a 29 de março de 2024;

  • Aniversariantes de Fevereiro: 1º de fevereiro ao dia 30 de abril;

  • Aniversariantes de Março: 1º de março ao dia 31 de maio;

  • Nascidos em Abril: 1º de abril ao dia 28 de junho;

  • Nascidos em Maio: Do dia 02 de maio ao dia 31 de julho;

  • Aniversariantes de Junho: De 03 de junho ao dia 30 de agosto;

  • Aniversariantes de Julho: 1º de julho ao dia 30 de setembro;

  • Nascidos em Agosto: De 1º de agosto ao dia 31 de outubro;

  • Nascidos em Setembro: De 02 de setembro ao dia 30 de novembro;

  • Aniversariantes de Outubro: 1º de outubro ao dia 29 de dezembro;

  • Nascidos em Novembro: 1º de novembro ao dia 28 de fevereiro de 2025;

  • Aniversariantes de Dezembro: Do dia 02 de dezembro a 29 de março de 2025.

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite