Embora muitas pessoas já tenham ouvido falar sobre o tão famoso ‘Imposto de Renda‘, poucas pessoas sabem que existe a restituição desse valor. Para quem não sabe, a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), é a devolução do valor pago a mais ou a menos para a Receita Federal durante o ano anterior. Sendo assim, se você faz parte disso, então é bom ligar ligado, já que no começo do mês de junho o 1º lote atrasou, o que acabou gerando revolta por parte da população.
Fuja da Malha Fina! Veja como conseguir a isenção do Imposto de Renda
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caixa atrasa pagamento do 1º lote da restituição do Imposto de Renda
Empréstimo liberado para CPFs negativados! Serasa confirma notícia surpreende e alegra população
É importante explicar, que a restituição do Imposto de Renda é feita para quem teve a cobrança de impostos mais do que necessária. O trabalhador que teve imposto de renda retido na fonte acima do necessário pode receber a restituição. O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 foi de 15 de março à 31 de maio.
CPF na Nota Fiscal pode te proporcionar prêmio fantástico; veja como participar e ganhar
LEIA TAMBÉM!
Sendo assim, a restituição IR é feita às pessoas que tiveram o seu imposto retido na fonte. Ou seja, o valor da contribuição é descontado automaticamente da remuneração de quem recebe mais de R$ 1.903,66. Esse desconto é de, no mínimo, 7,5% do salário líquido do trabalhador. Se a Receita Federal constatar que a cobrança de impostos foi superior à necessária, o cidadão é recompensado com a restituição do Imposto de Renda.
Tem 60 anos ou mais? Novo cartão de ônibus já pode ser emitido e gratuidade é confirmada para idosos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caixa Econômica Federal atrasa pagamentos e se posiciona (Foto: Reprodução / Gov)
Governo confirma hoje (17) novo salário mínimo e valor vai te surpreender; confira os detalhes
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, no começo de junho, parte das pessoas que deveriam receber o 1º lote não tiveram o pagamento depositado em suas contas, de acordo com os relatos das redes. Os clientes incluíram em sua declaração dados bancários da Caixa Econômica Federal para receber o valor. Em contato com alguns clientes, a Caixa explicou que o atraso do pagamento aconteceu porque o “Pix apresentou inconsistência na Caixa”.
A instituição bancária ainda informou que a área de tecnologia do banco já tinha sido acionada para checar a situação e que o problema deveria ser corrigido até o fim desta terça-feira. Já ao UOL, a Caixa confirmou o problema e disse que a situação já estava regularizada.
Nova decisão sobre o futuro da aposentadoria deixa beneficiários em choque com mudanças
“A Caixa informa que o crédito via Pix do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda está regularizado e disponível em conta para maioria dos clientes. O banco está focado em resolver os casos residuais. A Caixa orienta que os clientes acompanhem o crédito pelo extrato de suas contas pelos aplicativos ou Internet Banking”, disse o banco em nota.
É oficial! Caixa Tem libera crédito especial de R$ 3.500 para brasileiros; veja como solicitar
É importante deixar claro, que a legislação brasileira assegura uma série de direitos aos consumidores, incluindo a correção e compensação por atraso em pagamentos de natureza fiscal. Os usuários lesados podem requerer, além da restituição do montante devido, uma compensação por danos causados pela demora.
A bateria do seu celular acaba rápido demais? Veja como fazer com que ela dure 5 vezes mais
Veja como os clientes da Caixa podem resolver o problema de restituição
- Acesse o portal E-CAC para verificar a situação fiscal e de restituição;
- Se necessário, realize o reagendamento do crédito pela página ou telefone do Banco do Brasil;
- Não esqueça de guardar os registros e protocolos das solicitações como garantia.
Restituição do Imposto de Renda (Foto: Divulgação)
Tebet comemora vitórias para os idosos do INSS e pagamento será feito em breve; veja detalhes