Sabia que dá pra usar o seu FGTS para comprar a tão sonhada casa própria? Conheça novo programa da CAIXA
09/09/2024 às 8h30
Facilidade de novo programa ajuda brasileiros a adquirirem imóvel próprio
O sonho de ter a casa própria está mais perto do que imagina, ainda mais diante das facilidades apresentadas pela Caixa Econômica Federal (CEF) na segunda-feira da semana passada, em 02 de setembro de 2024.
A Caixa apresentou ao público o programa FGTS Futuro, que é destinado a facilitar a compra da tão sonhada casa própria aos trabalhadores com carteira assinada e com renda mensal de até R$ 2.640.
O programa FGTS Futuro permite que os depósitos futuros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço sejam utilizados como garantia para financiamentos habitacionais dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
Para participar do programa, o trabalhador deve autorizar a caução dos depósitos futuros por até 120 meses. O processo pode ser feito através do aplicativo FGTS, de acordo com as mais recentes instruções da Caixa Econômica Federal.
A regulamentação do programa estava prevista para até 90 dias, mas Conselho Curador do FGTS antecipou a definição das normas em 26 de março do programa FGTS Futuro, que é uma facilidade na aquisição da casa própria.
Com o novo programa, é oferecida a flexibilidade na escolha da modalidade de crédito, com o banco informando o valor da prestação e a capacidade de pagamento com ou sem os depósitos futuros. No caso de demissão, o trabalhador não poderá fazer o saque rescisão por estar vinculado ao financiamento.
LEIA TAMBÉM:
● Trabalhadores estão perdendo dinheiro do FGTS com novo golpe! Veja como se proteger
● Lula ordenou que seja completo! Saque total do FGTS pode ser liberado e surpreende brasileiros
● Fim do saque-aniversário do FGTS pode estar próximo! Saiba o impacto dessa medida para os trabalhadores
O bloqueio será feito nos depósitos realizados pelo empregador na conta vinculada do FGTS até que aconteça a quitação total do saldo devedor diante do financiamento pelo programa. Ainda assim, o trabalhador poderá contar com a multa rescisória de 40% em caso de demissão sem justa causa.
Como me inscrevo no programa FGTS Futuro?
O procedimento é simples, desde que tenha uma conta ativa e com valores de saldo do Fundo de Garantia. Acesse o aplicativo do FGTS, autorize a caução dos depósitos futuros por até 120 meses, solicite o crédito habitacional pelo programa Minha Casa, Minha Vida, escolha a modalidade de crédito e aguarde a aprovação diante de análise da Caixa Econômica Federal.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.