Atenção: Caixa Econômica emite comunicado importante sobre fraude; Confira o que está acontecendo
21/11/2023 às 9h26
O banco, que é bastante conhecido pelos brasileiros, emitiu um comunicado para informar aos clientes sobre uma fraude que está acontecendo
Recentemente, a Caixa Econômica, preocupada com a segurança dos brasileiros, decidiu emitir um comunicado para falar sobre os casos de fraude que estão cada vez mais recorrente.
+Cantora Ludmilla é alvo de ataques racistas e se pronuncia pela primeira vez
Com a finalidade de deixar tanto os clientes como todos os brasileiros alertas, o banco listou os golpes que estão ficando cada vez mais comuns.
Além disso, a Caixa Econômica forneceu orientações de como identificar e se prevenir dessas fraudes, pois com esse conhecimento, a vida dos golpistas acaba dificultada, pois a probabilidade do golpe dar certo fica um pouco melhor.
Além do mais, nessa época do ano, é mais comum o número desses golpes crescerem, por causa da Black Friday, onde produtos são ofertados por um valor bem menor do que valem, mas nem sempre o anúncio é verdadeiro.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
+CONFIRMADO AGORA (21): Flamengo topa pagar R$ 78 MILHÕES a clube para GARANTIR cobiçado meia
Como se proteger?
Com o objetivo de fornecer mais informações aos brasileiros para diminuir o número de fraudes. O gerente nacional de detecção e reação a fraude da Caixa, destaca alguns pontos.
O primeiro ponto que ele alerta é sobre contatos telefônicos inesperados e oriente a quem receber as ligações à interromper as conversas suspeitas e entre em contato com a instituição financeira pelos canais iniciais.
Dito isto, ele apresentou a ama lista dos golpes mais comuns:
- Falsa central de atendimento: o criminoso entra em contato através de mensagens excessivas se passando por funcionário do banco, alegando problema do cartão, PIX agendado na conta, ou ainda solicitando senhas;
- Falso motoboy: os golpistas entram em contato com o cliente, instruindo que ele corte o cartão que possui e informando que um motoboy vai buscá-lo. Nesse caso, é importante frisar que os bancos não retiram os cartões na casa dos clientes.
- Maquininha: durante o pagamento das contas, os criminosos mudam o valor na maquininha, que estão com o visor danificado, por isso é de extrema importância verificar o valor antes de colocar a senha;
- Troca do cartão: Ao entregar o cartão na mão do criminoso, ele observa a senha digitada e troca seu cartão por outro bem parecido. Nesse caso, recomenda-se que nunca deixe o cartão na mão de outra pessoa e sempre proteja sua senha.
- Cartão preso no ATM: os golpistas instalam aparelhos nos caixas eletrônicos que deixam o cartão ficar preso, em seguida, eles pedem dados pessoais através de um número falso. Proteja-se evitando a ajuda de estranhos no caixa eletrônico e, se o cartão ficar preso, procure um funcionário da agência.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.