Vários lotes de cafés foram retirados de circulação
Na última sexta (22), ocorreu uma operação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que terminou no recolhimento de 8 lotes de cafés torrado e moído. A análise acabou detectando fraude e impurezas em produtos vendidos por sete marcas brasileiras.
De acordo com informações divulgadas, foram identificadas dentro das embalagens a presença de resíduos como cascas e paus, em quantidade acima dos limites autorizados. O objetivo da mistura era ampliar a quantidade do conteúdo dentro dos pacotes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esses resíduos do beneficiamento do grão de café foram torrados como se fossem grãos de café legítimos”, disse o coordenador de Fiscalização da Qualidade Vegetal, Tiago Dokonal.
Os produtos que foram retirados do mercado, vale dizer, foram fabricados pelas seguintes marcas: Balaio, Bico de Ouro, Bico de Ouro 100% Puro Robusta, Fazenda Mineira, Jardim, Lenhador Extra Forte e Lenhador Tradicional.
LEIA TAMBÉM!
Abaixo confira os lotes apreendidos:
Fazenda Mineira – FAB08DEZ22;
Jardim – 046/23/3D;
Lenhador Extra Forte – 59;
Lenhador Tradicional – 59;
Balaio – 58;
Bico de Ouro – 02 e 05;
Bico de Ouro 100% Puro Robusta – 04.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este ano, vale dizer, entrou em vigor a Portaria nº 570, que estabelece o regulamento técnico do café no país. As operações de fiscalização do governo visam assegurar o cumprimento das novas regras.
+ Excelente notícia para os brasileiros que recebem o Auxílio Gás do Governo Federal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma grande força-tarefa no mês de julho acabou resultando na interdição de uma fábrica de café torrado e moído em Minas Gerais, quando foram apreendidos 20.312 kg de café torrado e moído e 16.090 kg de matéria-prima irregular, composta pela mistura de café com cascas e paus.
A operação reuniu 16 auditores fiscais federais agropecuários e agentes do Ministério para combater fraudes em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Os indícios de irregularidades foram encontrados em mais de 26 marcas, porém, algumas delas estão contestando a inspeção.
Grãos de café (Imagem Reprodução Internet)