Bruna Marquezine é acusada de sexualizar profissão com fantasia de enfermeira
03/11/2021 às 9h21
Bruna Marquezine virou assunto na internet por causa de uma fantasia de Halloween. Com um figurino de enfermeira sexy, a atriz foi detonada nas redes sociais e acusada por internautas de sensualizar se aproveitando de uma profissão tão importante. Na última terça-feira (2), vários comentários criticando o look da famosa.
Até o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo se manifestou e emitiu uma nota oficial repudiando a fantasia de Bruna Marquezine. O órgão frisou também a questão do assédio, fazendo a atriz voltar atrás e deletar os Stories do Instagram em que aparecia utilizando o figurino.
“A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio”. Publicou o conselho sobre a fantasia de Bruna Marquezine.
“Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de Halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião”, concluiu o Coren-SP sobre o caso envolvendo Bruna Marquezine e a fantasia de enfermeira.
Outras celebridades também foram citadas: “Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães humildemente se retrataram por terem se apropriado da imagem da profissão com conotação sexual”.
LEIA TAMBÉM:
● Após polêmica sobre traição, Lucas Lima vai às redes sociais defender Sandy : “Tudo resolvido”
● Gabigol no Corinthians: presidente afirma que jogador tem “a cara do Timão”
● Marcos Mion é dono de uma verdadeira fortuna de deixar qualquer um de boca aberta
De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem, a conduta de Bruna Marquezine incentiva a sexualização de uma categoria que luta em prol do respeito: “Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito. São trabalhadoras que enfrentam sucessivas jornadas de trabalho, em seus lares e no cotidiano profissional e que não merecem ou devem ser estereotipadas dessa forma”.
“O Coren-SP defende que todo o humor e diversão são válidos desde que não prejudiquem ou provoquem qualquer impacto negativo na vida do próximo. Por isso faz um apelo à sociedade e aos formadores de opinião: respeitem e valorizem as mulheres da enfermagem”, finalizou o comunicado sobre a fantasia de Bruna Marquezine.
No Instagram, muitos internautas detonaram Bruna Marquezine, criticando a escolha da estrela: “Sensualizar a enfermagem é endossar o respeito que se tem pela profissão que é composta majoritariamente por mulheres, que já são vistas naturalmente como objeto sexual. Acho péssimo!”, dizia um comentário. “Profissão não é fantasia! Parem de sexualizar a enfermagem!”, avaliou outro seguidor.
“Falta de respeito com as colegas enfermeiras, profissionais de alta necessidade sendo sexualizadas desde sempre”, disse outro internauta. Bruna Marquezine até o momento não se pronunciou sobre os ataques que recebeu.
Autor(a):
Fernanda Cataldi
Jornalista e Radialista. Trabalho com comunicação há 15 anos, levando informação e entretenimento com seriedade ao público.