Milhões de brasileiros receberão bolada da Receita Federal; saiba se tem direito
30/06/2023 às 20h10
Confira agora se você vai receber restituição do Imposto de Renda 2023! Não deixe seu dinheiro escapar
O segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2023 começará a ser pago nesta sexta-feira (30), de acordo com a Receita Federal. Mais de 5,1 milhões de contribuintes receberão aproximadamente R$ 7,5 bilhões, incluindo restituições residuais de anos anteriores.
+ CPF na NOTA FISCAL: Veja como participar de SORTEIO de R$ 700 MIL apenas com o bilhete
A prioridade no recebimento será dada aos seguintes grupos de contribuintes:
- 130.088 idosos com mais de 80 anos;
- 978.397 idosos entre 60 e 79 anos;
- 70.589 pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 468.889 professores, cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 3.490.513 contribuintes que optaram pelo pré-preenchimento da declaração ou pela restituição via PIX.
Os pagamentos das restituições do Imposto de Renda 2023 serão realizados em cinco lotes, conforme cronograma divulgado pela Receita. O prazo para a entrega das declarações encerrou em 31 de maio.
O valor da restituição será depositado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de Imposto de Renda, por meio de depósito direto ou via PIX.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
+ Empresa dá a volta por cima e reverte falência em caso inédito na Justiça de São Paulo
É importante ressaltar que a conta deve estar em nome do declarante, com exceção de casos específicos, como contribuintes falecidos, menores de idade, incapazes ou com saída definitiva do país.
Como saber se tem direito a restituição?
Para verificar se tem direito a restituição, o contribuinte pode acessar a página da Receita Federal na internet e selecionar a opção “Meu Imposto de Renda”, seguida de “Consultar a Restituição”.
+ Nubank anuncia cartão extra para clientes e novidade anima brasileiros; veja detalhes
A Receita também disponibiliza um aplicativo para dispositivos móveis que permite consultar as informações sobre as restituições e a situação cadastral do CPF.
Caso a restituição não tenha sido recebida, é recomendado verificar a situação por meio do extrato da declaração, acessível pelo sistema “Meu Imposto de Renda” no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).
Os principais motivos para a não liberação da restituição são: ainda não ter chegado o momento do pagamento conforme o cronograma, estar em malha fiscal ou em malha débito, quando há dívidas a serem compensadas com o valor da restituição, e informações incorretas ou conta bancária encerrada.
No caso de dados bancários errados ou conta encerrada, existem procedimentos específicos a serem seguidos. Se a restituição ainda não tiver sido liberada, é possível corrigir as informações na declaração ou utilizar o serviço “Consultar e alterar conta para crédito de restituição” disponível no sistema “Meu Imposto de Renda” no e-CAC.
Já se a restituição tiver sido liberada, os valores ficam disponíveis por um ano para resgate no Banco do Brasil, sendo necessário informar os novos dados bancários no site da instituição. Vale ressaltar que as contas salário não são permitidas para o recebimento da restituição, pois têm finalidade exclusiva de recebimento de salários e benefícios similares.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.