Dinheiro esquecido? Brasileiros podem garantir até R$ 1.320 para a surpresa de muitos
01/06/2023 às 21h30
Descubra como funciona o abono salarial PIS/Pasep que milhares de brasileiros possuem direito
Desde fevereiro, milhões de trabalhadores públicos e do setor privado no Brasil têm recebido um benefício que pode chegar até o valor de um salário mínimo, atualmente R$ 1.320. No entanto, alguns dias após o início dos pagamentos, o governo federal anunciou que houve um erro no processamento de dados.
+ Comprar iPhone 14? Confira 5 motivos para repensar sobre o assunto
Depois de reprocessar as informações, a Dataprev incluiu cerca de 2,7 milhões de pessoas na folha de pagamento do abono salarial PIS/Pasep. Esses trabalhadores, que foram empregados com carteira assinada em 2021 e preencheram todos os outros requisitos necessários, agora são elegíveis para receber o benefício.
O que você precisa saber sobre o abono salarial PIS/Pasep
O PIS/Pasep é um programa que oferece um pagamento anual para trabalhadores formais que, em média, receberam até dois salários mínimos por mês durante o ano de apuração. Em 2023, o governo está considerando o período trabalhado em 2021 para determinar a elegibilidade para o benefício.
Para ser elegível, os trabalhadores devem ter exercido atividades remuneradas por pelo menos 30 dias em 2021, devem ter uma inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e devem ter seus dados atualizados na RAIS ou e-Social.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
+ Liberado: Cadastro no Caixa Tem para benefício de 600 reais; veja como ganhar o seu
A Caixa Econômica Federal é responsável por fazer o pagamento do PIS para funcionários de empresas privadas, enquanto o Banco do Brasil repassa o Pasep para servidores públicos.
A consulta para verificar a elegibilidade para o abono salarial PIS/Pasep pode ser feita através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
Aqueles que foram adicionados à folha de pagamento após o reprocessamento e que deveriam ter recebido o benefício anteriormente, poderão sacar o valor no próximo lote de pagamentos, previsto para 15 de junho. Aqueles cuja data de depósito ainda não passou terão que esperar até a data correta para receber o benefício.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.