Alerta! Milhões de brasileiros têm a chance de antecipar a aposentadoria; saiba se possui direito

08/10/2023 às 23h50

Por: Hudson William
Imagem PreCarregada
INSS abre portas para a aposentadoria (Foto: Reprodução/Internet)

Descubra se você está entre os beneficiados pela permissão de antecipação da aposentadoria pelo governo

O Brasil tem uma grande parcela da população que vive com algum tipo de deficiência. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são cerca de quase 19 milhões de pessoas nessa situação.

+ Governo emite alerta importante para quem busca benefícios no INSS

Entre essas pessoas, muitas trabalham como servidoras públicas e podem se beneficiar de uma lei que permite a antecipação da aposentadoria pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). No entanto, nem todas estão cientes desse direito.

+ Renato Portaluppi cria desconforto com Guerra no Grêmio e deixa futuro em dúvida após atitude revoltante

A lei que garante essa possibilidade é a Lei Complementar 142, aprovada em maio de 2013. Ela estabelece critérios específicos para a concessão da aposentadoria das pessoas com deficiência, levando em conta o grau de deficiência e o tipo de aposentadoria que se pretende requerer.

LEIA TAMBÉM:

Para os servidores públicos com deficiência, em âmbito estadual, distrital e municipal, as normas podem apresentar variações dependendo de cada unidade da federação.

Alerta sobre o INSS é feito

Alerta sobre o INSS é feito para brasileiros (Foto: Reprodução/Internet)

Saiba mais sobre o processo de concessão

Concede-se uma das modalidades de aposentadoria por incapacidade permanente quando a deficiência impede o exercício da atividade laboral por um longo período de tempo. Assim, para ter direito a essa aposentadoria, é preciso cumprir alguns requisitos do INSS.

+ Mãe de Neymar causa polêmica, ignora namorada e não chama filha dele de ‘neta’

Dessa forma, os homens devem ter contribuído por pelo menos 25 anos e as mulheres por pelo menos 20 anos para o INSS. Vale ressaltar que esses tempos de contribuição valem para os casos de deficiências graves, que são aquelas que comprometem significativamente a capacidade funcional da pessoa.

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.