Bradesco
BRADESCO e CAIXA lançam comunicado importante para quem tem ESTES cartões de crédito; saiba mais!
16/07/2024 às 19h00
A partir da implementação cada vez maior da inteligência artificial em vários setores diferentes, as pessoas precisam ficar espertas para não serem vítimas de golpes criados por criminosos que procuram se aproveitar dessa tecnologia. Recentemente, um novo golpe referente a uma ligação falsa possivelmente da inteligência artificial do Banco Bradesco fez várias vítimas em todo o Brasil, gerando prejuízos financeiros graves.
CPF premiado hoje (11/07): Bradesco distribui R$5 bilhões para CPFs em julho
Uma situação semelhante aconteceu com outra instituição financeira, a Caixa Econômica Federal. Diante disso, é essencial que os clientes estejam muito atentos e cientes das melhores práticas de segurança digital a fim de salvar e resguardar seus dados e recursos financeiros.
Recentemente, muitos usuários do Banco Bradesco registraram diversas reclamações nas redes sociais a respeito de uma ligação suspeita que pode ter sido realizada pela inteligência artificial do banco. Na chamada, a suposta IA fazia o comunicado sobre uma movimentação financeira desconhecida na conta do cliente e, na sequência, solicitava que ele enviasse informações pessoais, como dados bancários e senhas, para possivelmente resolver a questão através da ligação.
Por mais que a chamada pareça espontânea e confiável, se trata de um golpe cibernético, já que a ferramenta de IA do Bradesco não contata os clientes através de ligações. Atualmente, a inteligência artificial da instituição está disponível somente no aplicativo oficial e pelo WhatsApp do banco.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Vale ressaltar que o modus operandi do novo golpe é bem simples, mas eficaz. Os criminosos usam tecnologias de voz sintética e clonagem de números de telefone com o intuito de criar uma chamada que pareça vir do próprio banco. Na ligação, a voz artificial se mostra como a inteligência artificial da instituição e dá um aviso ao cliente a respeito de uma possível movimentação em sua conta.
A seguir, o golpista pede para que o usuário ligue para um determinado número e entregue informações pessoais, como dados bancários e senhas, para supostamente resolver a questão. Sendo assim, a grande armadilha do golpe, já que, após entregar tais informações, o cliente acaba sendo uma vítima do golpe, sendo todos os seus recursos financeiros capturados.
É importante salientar que as consequências desse tipo de golpe podem ser extremamente prejudiciais aos clientes do Bradesco, já que ao fornecer os dados pessoais e bancários aos criminosos, os clientes estão sujeitos a diversas desvantagens, tais como:
- Saque não autorizado de valores da conta bancária;
- Utilização indevida de cartões de crédito e débito;
- Abertura de contas e empréstimos em nome da vítima;
- Roubo de identidade e uso de dados pessoais para futuros golpes.
Inclusive, além dos prejuízos financeiros diretos causados pela fraude, as vítimas também podem lidar com o medo e o estresse emocional gerados pela violação de sua privacidade e segurança.
Falência: Bradesco, Banco do Brasil e Itaú DEVORAM 3 bancos famosos e situação é exposta
Saiba como identificar a ocorrência de um golpe:
- Número de telefone desconhecido – caso você chegue a receber uma ligação de um número desconhecido, desconfie no exato momento;
- Solicitação de informações pessoais: nenhum banco, incluindo o próprio Bradesco, pode solicitar informações bancárias, senhas ou outros dados confidenciais através de chamadas telefônicas;
- Urgência na resolução do problema: os criminosos normalmente tentam criar um cenário de urgência a fim de que a vítima entregue os dados rapidamente;
- Falta de autenticação: caso a ligação não apresente um meio de autenticação, como um código de verificação ou um número de protocolo, desconfie imediatamente também;
- Inconsistências na comunicação: por fim, sempre preste muita atenção no jeito em que a inteligência artificial está se comunicando, o tom de voz ou outras características da chamada que não condizem com o padrão de comunicação geralmente utilizado no Banco Bradesco.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.