Bonner cria suspense em redes sociais para atrair audiência ao JN e decepciona o público
10/06/2021 às 23h42
Após promover um enorme clima de mistério em suas redes sociais, William Bonner decepcionou seus fãs a respeito de um anúncio bombástico que ele havia prometido fazer no Jornal Nacional desta quinta-feira (10). Muitos estavam acreditando que ele anunciaria sua aposentadora ou até mesmo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Mas todo esse suspense não se passou de uma campanha institucional da Globo.
Aparentemente, a ideia estratégica de Bonner para aumentar a audiência do telejornal realmente funcionou. Segundo dados prévios do Ibope, o Jornal Nacional registrou 25,0 pontos, abaixo dos 25,3 anotados na quinta anterior (3), No mesmo horário, a Record teve 11,3, e o SBT 5,9.
O apresentador fez quatro publicações em sua conta do Instagram, a primeira por volta das 10h, dizendo que haveria um momento especial no JN. Lá paras as 11h, publicou um vídeo, revelando informações pouco relevantes, apenas para aumentar a curiosidade de seus mais de 2 milhões de seguidores.
Às 15h, compartilhou outro vídeo, gravado diretamente de sua sala na Globo, mostrando os prêmios que conquistou ao longo de sua carreira. Neste momento, muitos começaram a sugerir que Bonner estava prestes a anunciar sua saída do maior telejornal do país.
Então, ele se deu conta de que os palpites estavam indo cada mais para outra direção, e voltou, poucos minutos antes de o JN começar, com um novo vídeo, afirmando que se tratava de uma iniciativa da própria Globo.
LEIA TAMBÉM:
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
● Posso trabalhar como médico nos Estados Unidos?
No Twitter, o clima de apreensão foi se tornando maior ainda, e muitos internautas estavam aguardando por uma notícia gigante no noticiário. Porém, se surpreenderam negativamente quando descobriram que a tal iniciativa se tratava da exibição dos bastidores do trabalho dos jornalistas ao longo da programação da Globo.
As reclamações por parte de seu público foram intensas:
“EU VOU SOCAR O WILLIAM BONNER, É SÉRIO MANO”, publicou um internauta, enfurecido.
“Não acredito que era para ouvir isso q eu estava morrendo de curiosidade”, comentou mais uma.
“Me senti muito trouxa esperando a tal fofoca, Bonner”, se indignou outra.
Esse suspense exagerado de William Bonner para o anúncio de uma campanha institucional fez com que muitos telespectadores se sentissem enganados pelo apresentador. Sua atitude pode ser considerada como um “clickbait”, termo usado no jornalismo digital quando um veículo promete uma informação através do título da notícia, mas entrega um conteúdo muito menos interessante e irrelevante.
A atitude de Bonner foi mal vista sobretudo pelo fato de o Jornal Nacional estar em crise. Desde a estreia da reprise de Império, que não engrenou e passou a se tornar uma pedra no caminho para a emissora no horário nobre, o noticiário tem visto sua audiência desabar.
Na última semana, de 31 de maio a 5 de junho, o telejornal teve média semanal de apenas 24,4 pontos na Grande São Paulo. Entre 15 a 20 de março, na semana do retorno dos capítulos inéditos de Amor de Mãe, o noticiário registrou 29,9 pontos.
No dia 2 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi, o JN marcou apenas 21,5 pontos, seu pior desempenho em todo o ano – inclusive consideradas as edições de sábado, que normalmente têm menos audiência.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.