Televisão

Bomba: Dona do ‘Encrenca’, Rede TV trava guerra com Band e deseja derrubar quadro do Zap no ‘Perrengue’

Dona do Encrenca e do 'Zap Zap', a RedeTV! entrou na Justiça para tentar derrubar o 'Tá no Zap', principal trunfo do Perrengue na Band (Foto: Reprodução / RedeTV! / Band)

Rede TV declarou guerra à Band.

Dona do Encrenca e do ‘Zap Zap’, a RedeTV! entrou na Justiça para tentar derrubar o quadro ‘Tá no Zap’, principal trunfo do programa Perrengue na Band, cujo elenco é formado pelos mesmos apresentadores que trabalharam na empresa de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho. A acusação é de concorrência desleal, atrelada a violação de marca.

De acordo com o Notícias da TV, o processo foi registrado na 1ª Vara Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem de São Paulo. Em maio, a RedeTV! recebeu a primeira negativa da Justiça sobre o pedido abrupto para que o quadro do ‘Tá no Zap’ fosse excluído do conteúdo do Perrengue na Band.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SAIBA MAIS! Faustão aceita reduzir salário para salvar emprego da equipe, mas demissões na Band continuam; entenda

A solicitação foi feita com tutela de urgência, mas o magistrado Andre Salomon Tudisco negou o requerimento inicial.

“Com efeito, Zap é abreviação popularmente utilizada para se referir ao aplicativo de troca de mensagens ‘WhatsApp’ e, portanto, expressão comum e evocativa, pois diz respeito à possível origem dos vídeos veiculados e comentados no programa”, observou o juiz.

LEIA TAMBÉM!

“Não verifico ser o formato do referido programa inovador, nem poder ser atribuída a criação pela requerente [RedeTV!]. Com efeito, o referido formato (veiculação de vídeos engraçados retirados da rede mundial de computadores, seguida de comentários dos apresentadores) é antigo, não sendo possível a criação ser atribuída à requerente”, declarou Andre Salomon Tudisco.

O magistrado ainda frisou a diferença dos nomes dos quadro, onde o programa Encrenca chama ‘Zap Zap’, e o Perrengue na Band figura como ‘Tá no Zap’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não sendo possível verificar a titularidade da obra e a violação da marca, não constato, em cognição sumária, outras circunstâncias passíveis de reconhecimento de concorrência desleal”, escreveu na decisão, publicada em 23 de maio.

INSISTÊNCIA

Porém, a RedeTV! não se deu por vencida. Apesar da primeira negativa de urgência, a emissora do Alphaville deve encontrar nos tribunais a emissora do Morumbi. Procuradas pelo Notícias da TV, as emissoras informaram que não falam de processos judiciais em andamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os apresentadores Tatola Godas, Ricardinho Mendonça, Dennys Motta e Ângelo Campos fizeram parte da formação original do Encrenca e ficaram no ar na RedeTV! entre 2014 e 2021.

Eles deixaram a emissora no ano passado e migraram para a concorrência levando parte da audiência e ainda grandes patrocinadores.

Atualmente, o Perrengue na Band se mantém na casa dos 4 pontos de ibope na Grande São Paulo. Já o Encrenca não ultrapassa os 2 pontos, onde mesmo sendo reformulado várias vezes, ainda não conseguiu recuperar a antiga audiência que mantinha com Tatola Godas, Ricardinho Mendonça, Dennys Motta e Ângelo Campos.

O quadro ‘Zap Zap’, alvo da disputa judicial, foi o grande sucesso da atração, que ajudou o Encrenca com a sua antiga formação a cair nas graças do público e se consolidar nas noites de domingos.

Elenco da primeira versão do ‘Encrenca’ na RedeTV! (Foto: Reprodução / RedeTV!)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Sair da versão mobile