Já não é mais novidade para ninguém que as coisas não andam nada fáceis para os brasileiros. No entanto, boa parte da população voltou a ser pega de surpresa ao descobrir que diversos bancos estão sendo investidos por nada mais, nada menos que fraudes fiscais.
Pode ser difícil de acreditar, mas a Procuradoria Nacional de Finanças (PNF) está investigando a participação do Société Générale, BNP Paribas, Exane, Natixis e HSBC, junto com investidores e advogados, em um esquema para evitar a taxação sobre o pagamento de dividendos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bancos são investigados por fraudes fiscais e bilhões são envolvidos
Tudo isso começou em março de 2023 e vem se estendendo até os dias de hoje, quando o governo francês fez uma operação de busca e apreensão em cinco grandes bancos que atuam no país. A ação aconteceu por conta de investigações de fraude fiscal e lavagem de dinheiro que começaram em 2021.
Até agora, a investigação apontou que os cofres franceses sofreram um desfalque de 17 bilhões de euros, cerca de R$ 95,34 bilhões. Com medo de que outros países estejam envolvidos, investigações similares estão sendo feitas em vários lugares da Europa e também envolvem outros grandes bancos e investidores.
LEIA TAMBÉM!
Bancos são investigados por fraudes fiscais fora do país (Foto: Reprodução/Internet)
O objetivo do esquema é fazer com que acionistas estrangeiros não paguem impostos na hora de receber os dividendos de suas ações. Para isso, eles passavam temporariamente a propriedade das ações para um banco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois do pagamento dos dividendos, o banco devolvia a ações para o proprietário e os dois dividiam o dinheiro economizado com a manobra. Em algumas situações, os envolvidos chegaram a pedir restituições, conforme estabelece a legislação francesa.
É oficial! Flamengo desembolsa milhões e acerta a compra de novo reforço para o elenco de futebol
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Société Générale, BNP Paribas, Exane, Natixis e HSBC fazem parte de suposto esquema de fraude internacional (Foto: Reprodução)
Para quem você não enfrente problemas no futuro é recomendado que pesquise saber mais sobre o banco e mantenha sempre os olhos bem abertos.
Venceu? Não jogue fora! Conheça 5 formas de reutilizar o azeite e não passe sufoco
