Atenção: Bolsa Família desse grupo de pessoas serão cancelados e motivo alarmante é divulgado
24/09/2023 às 8h00
Bolsa Família dessas pessoas será cancelado
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda para pessoas em estado de vulnerabilidade sendo um benefício criado pelo Governo Federal.
Como se sabe, para tentar o benefício basta ter cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua cidade e atender aos requisitos de renda para ter acesso.
SAIBA MAIS! Governo Federal autoriza grana extra para milhões de brasileiros; saiba se você está na lista
Antigamente, graças ao Auxílio Brasil, não importava o tamanho das famílias para ganhar o valor fixo de R$ 600 reais. Porém, conforme informações da CNN Brasil, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) optou por restringir mais as regras do Bolsa Família.
O objetivo é tentar combater o aumento a que se assistiu recentemente das chamadas famílias unipessoais entre os beneficiários. Para quem não sabe, esse grupo são aquelas formadas por pessoas que moram sozinhas.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Bolsa Família vão impactar valor recebido em outubro! Descubra agora
● Mesmo no domingo? Descubra se Estado paga Bolsa Família no fim de semana
● Bloqueou o Bolsa Família por título DUPLICADO? Saiba como resolver esta situação
Do fim de 2021 em diante, simplesmente explodiu o número de cadastrados com esse perfil, em meio a mudanças nas regras e também na forma de fiscalizar as bases de dados.
A portaria 911, que foi divulgada no Diário Oficial da União pelo Ministério do Desenvolvimento Social em 25 de agosto, determinou um teto de 16% para a proporção de beneficiários individuais dentro do grupo de pessoas atendidas pelo programa Bolsa Família, controlado por cada prefeitura. Assim, a ideia é impedir que haja pessoas de má-fé se aproveitando do benefício.
VAI SER LIMITADO?
Conforme estabelecido na portaria do Ministério do Desenvolvimento Social, publicada em 25 de agosto, a inclusão de novas famílias unipessoais no Bolsa Família será limitada.
De acordo com o Ministério, o número de grupos aceitos nessa composição foi determinado com base em dados estatísticos da PNAD Contínua 2022.
Sendo assim, até 16% do número total de beneficiários do programa em cada município serão famílias unipessoais. Por exemplo, em uma cidade com 5 mil beneficiários do Bolsa Família, até 800 famílias individuais podem ser incluídas.
Quando esse limite for atingido, será necessário aguardar uma revisão cadastral e a exclusão devido a irregularidades para obter uma nova vaga, sendo o famoso pente-fino.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!