Muita atenção: Bolsa Família será cortado para as pessoas que não fizerem isso
13/09/2023 às 18h05
Bolsa Família pode ser cortado caso os beneficiários não sigam com as novas regras
Atualmente aqui no Brasil, o Bolsa Família é o principal programa assistencial. O mesmo foi criado há cerca de vinte anos atrás por Lula, que atualmente está governando o país pela terceira vez. Porém, em 2021, a transferência de renda foi substituída pelo Auxílio Brasil, criado por Bolsonaro, do PL.
Mas, este ano, com a volta de Lula, o programa social voltou. E as regras para ter acesso ao programa também foram modificadas. E as pessoas que não seguirem com os critérios, podem ser cortadas do Bolsa Família. A prefeitura, vale dizer, é a responsável por fazer a verificação das regras.
+ Tá falindo? Famosa empresa de roupas brasileira entra com pedido de recuperação judicial
Assim, um grupo de brasileiros que moram na cidade podem ficar sem a transferência de renda. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), os brasileiros precisam estar inscritos no Cadúnico para receber o benefício.
Além disso, é necessário ter uma conta mensal de até 218 reais per capita (por pessoa). E um outro ponto importante é que para poder ter acesso ao pagamento do Bolsa Família, é preciso seguir as condicionantes.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Bolsa Família vão impactar valor recebido em outubro! Descubra agora
● Mesmo no domingo? Descubra se Estado paga Bolsa Família no fim de semana
● Bloqueou o Bolsa Família por título DUPLICADO? Saiba como resolver esta situação
Elas foram criadas em 2003, porém, deixaram de ser usadas durante a gestão de Bolsonaro. Com o retorno de Lula, passou a ser obrigatório os beneficiários assumirem compromissos na área da saúde e educação.
Então, por isso, é necessário estar com o cartão de vacinação de crianças de até sete anos de idade. As famílias ainda precisam fazer acompanhamento pelo SUS, nas gestantes e em crianças. Um outro importante ponto é a frequência escolar, que deverá ser de 75% a 85%, no mínimo.
+ Use papel alumínio na sua porta e acabe com visitas indesejadas em sua casa
Com base nisso, os brasileiros que recebem o Bolsa Família e moram na cidade de Manaus, deverão se atentar. Eles têm até o dia 31 de dezembro para fazer a atualização dos dados de saúde.
Ao todo, as 280 mil famílias com crianças de até 7 anos e mulheres com idade entre 14 e 44 anos deverão procurar uma unidade de saúde. Os dados deverão ser atualizados uma vez a cada seis meses.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.