Bolsa Família passou por revisão nos cadastros; saiba mais detalhes
O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que ajuda muitas famílias brasileiras. Mas este mês, uma notícia triste chegou para algumas dessas famílias. O programa precisou fazer uma revisão dos cadastros e bloqueou o benefício de 1,2 milhão de famílias.
+ “Serão punidos”: Renato Gaúcho perde a paciência e manda recado aos jogadores do Grêmio
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O motivo foi que, no ano passado, muitas famílias com apenas uma pessoa se cadastraram no Bolsa Família. O governo ficou desconfiado de que algumas delas estavam fraudando o programa, ou seja, recebendo o benefício mesmo morando com outras pessoas que também recebiam. Por isso, resolveu bloquear todos os cadastros de famílias unipessoais que entraram no Bolsa Família a partir de agosto de 2022.
Mas nem todas essas famílias foram excluídas por fraude. Algumas podem ter se cadastrado de maneira equivocada, sem querer. Para essas famílias, o governo está dando a chance de reativar o benefício. Elas precisam ir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para atualizar o CadÚnico.
+ Reta final de Travessia: Guida desvenda fuga de Moretti para escapar da prisão por atentado
LEIA TAMBÉM!
Necessidade de atualizar o CadÚnico
Depois, o governo vai analisar o cadastro e, se tudo estiver correto, o benefício será reativado. Além disso, essas famílias vão receber as parcelas retroativas, ou seja, o dinheiro que não receberam desde que o benefício foi bloqueado.
Pagamento do Bolsa Família vira assunto (Foto: Reprodução)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, as famílias que realmente estavam fraudando o programa não vão poder reativar o benefício. Elas precisam pedir o cancelamento do Bolsa Família e fazer um novo cadastro, agora com as informações corretas sobre a composição da família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante que as famílias bloqueadas não deixem para atualizar o CadÚnico em cima da hora. O prazo para a atualização é até o dia 16 de junho. Se não atualizarem, vão perder o benefício. Mas, se fizerem tudo certo, vão poder contar com a ajuda do Bolsa Família novamente.