Fim da linha para beneficiários do Bolsa Família
Criado no ano de 2003, ainda no primeiro mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o programa Bolsa Família tem como objetivo erradicar a pobreza e amenizar as mazelas do abismo da desigualdade social.
Porém, um comunicado oficial a respeito do benefício, feito ainda no ano de 2023, deixou todas as famílias em alerta! Isso porque, desde então, inconsistências ou informações desatualizadas no cadastro, podem causar o bloqueio imediato do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Use essa máscara caseira de vinho e + 2 ingredientes populares contra rugas e linhas de expressão
Apesar de dura, essa medida é feita com o intuito para garantir a correta destinação dos recursos e evitar possíveis fraudes. Só para se ter uma noção, cerca de 1,2 milhões de pagamentos do Bolsa Família foram bloqueados, ao longo de 2023, por conta dessas inconsistências de informações.
Vale destacar que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tem trabalhado para corrigir distorções e direcionar efetivamente os benefícios. O ministro Wellignton Dias enfatizou a importância de manter a opção de registro unipessoal para quem se enquadra nessa situação.
LEIA TAMBÉM!
Outra situação que pode levar o benefício a ser bloqueado é a baixa frequência escolar das crianças cadastradas no programa de acordo com informações do portal UOL.
Caso tenha o benefício bloqueado, procurar um posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) no município onde mora, para resolver a situação o quanto antes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bola Família (Foto: Reprodução / Canva)
QUAL É O CALENDÁRIO DE JUNHO DO BOLSA FAMÍLIA?
O pagamento do Bolsa Família em junho continuará o cronograma usual, com os beneficiários recebendo suas parcelas nas seguintes datas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- NIS final 1: 17 de junho;
- NIS final 2: 18 de junho;
- NIS final 3: 19 de junho;
- NIS final 4: 20 de junho;
- NIS final 5: 21 de junho;
- NIS final 6: 24 de junho;
- NIS final 7: 25 de junho;
- NIS final 8: 26 de junho;
- NIS final 9: 27 de junho;
- NIS final 0: 28 de junho;
De acordo com uma medida do Ministério de Desenvolvimento Social, os municípios em estado de emergência ou calamidade pública receberão o Bolsa Família antecipado. Nestes casos, o pagamento do benefício será liberado independentemente do número do NIS, logo no dia 17 de junho.